“Na saúde do homem é importante fazer a vasectomia, que é realizada aqui no hospital, como parte das ações de planejamento familiar que o município precisa cumprir. O mutirão amplia o atendimento para o homem no nosso município”, explica a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
Todos os pacientes que optam pela vasectomia passam por acompanhamento de médicos, enfermeiros e psicólogos, junto com as parceiras, antes de tomarem a decisão. Além disso, realizam todos os exames de pré-operatório.
O paciente Cláudio Marques passou por todo o preparativo, mas a decisão de realizar já estava tomada. Com quatro filhos do primeiro casamento e uma filha mais nova do segundo, de apenas um ano de idade, e com três enteados, o porteiro optou por ‘fechar a fábrica’.
“Tomamos essa decisão em comum acordo, tendo em vista que a minha esposa teve complicações no último parto, então para não correr mais riscos, decidi fazer. E para mim é muito mais fácil”, revelou Cláudio.
A vasectomia é uma das vertentes do programa, que trabalha o planejamento familiar com os casais atendidos e busca maior envolvimento do homem na escolha pelo método contraceptivo. A medida visa oferecer alternativas menos complexas para as mulheres. No ano passado, o HAC reestruturou o serviço ambulatorial para o atendimento especializado ao homem, com o reforço do Programa da Saúde do Homem na unidade.
“As ações voltadas para o atendimento exclusivo do homem visam aproximar esse público da rede. Estamos atuando de forma intensificada para isso”, completou a secretária de Saúde.