Apesar do suspense e do sofrimento causados pela derrota por 2 a 0 para a Espanha nesta quarta-feira (31), em Bordeaux, o Brasil se classificou para as quartas de final do futebol feminino nos Jogos de Paris-2024, mas não poderá contar com a lendária Marta na briga por uma vaga nas semifinais.
A seleção brasileira, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008, avançou como uma das duas melhores terceiras colocadas graças à derrota da Austrália por 2 a 1 para os líderes do Grupo B, os Estados Unidos, em Marselha, no encerramento da chave.
Ambos terminaram com três pontos, mas as brasileiras têm melhor saldo de gols que as australianas (-2 contra -3), por isso já garantiram uma das duas vagas entre os dois melhores terceiros colocados.
A classificação para a próxima fase foi dramática para o Brasil, mas principalmente para a camisa 10, considerada a melhor jogadora de futebol da história, que deixou o campo em Bordeaux aos prantos quando o jogo ainda estava empatado.
A capitã foi expulsa nos acréscimos do primeiro tempo (45’+6) por desferir um chute forte na cabeça da capitã espanhola, Olga Carmona, na entrada da área.
Se o Brasil não avançar para as semifinais, esse lance será a sua triste despedida daquela que deverá ser sua sexta e última edição dos Jogos Olímpicos, enquanto espera a confirmação do teor da sanção.
Sua saída facilitou o trabalho da ‘Roja’, comandada pelo técnico Montse Tomé, que se mostrou superior durante toda a partida, mas que abusou do jogo aéreo como fórmula para tentar agredir a defesa brasileira, mais física.
A toda poderosa seleção espanhola, que já estava classificada para as quartas de final, abriu o placar com um um gol de Athenea del Castillo aos 68 minutos, após aproveitar um passe errado da goleira brasileira Lorena.
A meio-campista Alexia Putellas, vencedora da Bola de Ouro em 2021 e 2022, garantiu o triunfo com um belo chute de pé esquerdo de fora da área já nos acréscimos (90’+17).
A vitória deixou a Espanha na liderança do grupo com uma campanha 100%, após derrotar o Japão (2-1) e a Nigéria (1-0), em sua histórica estreia nos Jogos Olímpicos.
Nas quartas de final, elas enfrentarão a terceira melhor colocada entre as seleções do Grupo A ou B.
O Japão, que derrotou a Nigéria por 3 a 1 em partida disputada simultaneamente em Nantes, ficou com o segundo lugar na chave e buscará uma vaga nas semifinais contra o líder do Grupo B, os Estados Unidos, quadro vezes campeões olímpicos.
A seleção brasileira de Marta, que tenta ser a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, agora espera o fim da rodada para conhecer suas adversárias.
raa/ma/aam/dd/mvv