A CareOn, healthtech mineira fundada por Fernanda Vieira, está preparada para expandir suas operações em todo o território nacional. Com o objetivo de otimizar e desburocratizar o dia a dia dos profissionais de saúde, a plataforma digital oferece um ecossistema completo, conectando médicos a instituições de saúde e fornecendo uma gama de soluções, desde oportunidades de plantões até serviços educacionais e financeiros.

A CareOn foi fundada em agosto de 2021 e, após meses de planejamento e estruturação, iniciou sua operação em maio de 2022. Fernanda, que começou sua carreira no direito, viu uma oportunidade de mercado ao observar os desafios enfrentados pelos médicos na contratação de plantões e no recebimento de pagamentos. Esse insight a motivou a criar, junto com sua irmã, Gabriela Vieira, uma plataforma que garantisse mais segurança tanto para os médicos quanto para as instituições.

Inicialmente, o foco era reunir em uma plataforma a oferta de plantões para médicos, que sempre aconteciam de forma informal por grupos de WhatsApp ou redes sociais. “Agora, a instituição de saúde parceira publica a oportunidade de trabalho, e essa contratação precisa ser rápida, porque muitas vezes o médico que faria o plantão teve algum problema e não conseguiu chegar. Então, precisa ser rápido, mas precisa de segurança para as instituições e médicos”, explica Fernanda. “Na CareOn, a instituição precisa ser autorizada a publicar vagas, a gente confere se está tudo certo, se tem equipamento necessário, uma boa equipe, etc”, acrescenta.

Com mais de 38 mil usuários cadastrados, a CareOn, plataforma que oferece serviços para médicos, aposta em expansão nacional
Francisco Júnior, Gabriela Vieira, Fernanda Vieira e Romão Guimarães, sócios da healthtech CareOn (Crédito:Fotos/Carol Porto)

Com o tempo, a healthtech se transformou em um ecossistema de serviços para as duas pontas. Com um modelo de negócios inovador, também oferecem suporte financeiro, jurídico e educacional para os profissionais de saúde. A CareOn Academy, por exemplo, disponibiliza cursos que auxiliam médicos em desafios práticos, como a emissão de notas fiscais e a operação do sistema SUS Fácil, além de capacitações desenvolvidas em parceria com instituições como a Uninove e Johnson & Johnson​.

Hoje, com mais de 38 mil profissionais cadastrados, sendo 26 mil médicos, a CareOn tem uma atuação consolidada no Sudeste, especialmente em Minas Gerais e São Paulo. No entanto, o foco da startup é alcançar todo o país até 2025, com especial atenção ao Nordeste, uma região que concentra grandes polos de saúde, como Recife. “O Nordeste é um mercado muito promissor. Nossa estratégia é ir onde há grande concentração de hospitais e profissionais de saúde”, destaca Fernanda.

Parceria para pagamentos

Um dos grandes trunfos da CareOn para expandir sua presença nacionalmente é a parceria com a fintech PraJá, que oferece antecipação de recebíveis para diversos setores. Essa solução financeira será oficialmente lançada no dia 18 de outubro, o Dia do Médico. A PraJá faz parte do Grupo Entre, que já atua em outros setores e agora aposta na saúde com a CareOn.

A parceria busca resolver um dos principais gargalos financeiros enfrentados pelos médicos: o longo prazo de pagamento pelos plantões, que pode variar de 60 a 90 dias, dependendo da instituição. Com a antecipação de recebíveis, os médicos podem optar por receber o pagamento dos seus serviços em até dois dias úteis, facilitando a organização financeira e trazendo mais previsibilidade ao fluxo de caixa desses profissionais​.

“Temos outras ferramentas para agregar que vamos desenvolver junto com a CareOn nesse ecossistema, para dar suporte aos médicos na gestão do trabalho, como uma wallet, por exemplo. Então, é realmente uma questão de amadurecimento da parceria para melhorar a cada dia a condição do prestador de saúde”, diz Ricardo Cotrim, presidente da PraJá.

A aceitação da novidade promete ser alta, segundo pesquisas feitas pela própria CareOn. “Cerca de 78% dos médicos disseram que preferem receber à vista, mesmo que com uma pequena redução do valor, do que esperar meses para o pagamento”, explica Fernanda. A expectativa é que, com a adesão à antecipação, a CareOn movimente em torno de 15 milhões de reais em recebíveis até o final de 2024.

Com um crescimento exponencial desde a sua fundação, a CareOn está consolidando sua posição como uma das principais plataformas de saúde do país. Em 2023, a empresa faturou aproximadamente três milhões de reais, triplicando o valor do ano anterior, e projeta movimentar 90 milhões de reais em 2024, impulsionada pela expansão geográfica e pelos novos serviços financeiros.