A japonesa Naomi Osaka, número 1 do mundo, desistiu de disputar as quartas de final do torneio de Roma nesta sexta-feira devido a uma dor na mão direita, anunciaram os organizadores.

Osaka deveria enfrentar a holandesa Kiki Bertens, que com o abandono avançou às semifinais.

“Me levantei e não conseguia mexer o dedo polegar da mão. Tentei treinar mas sentia dor e não conseguia segurar a raquete. Não tinha forças na mão”, explicou a japonesa.

“Não senti nada ontem. É por isso que estou um pouco perdida. Me levantei e não conseguia mexer o dedo. Achei que tinha dormido em cima dele e que ia passar rápido mas não foi o caso”, acrescentou.

A lesão de Osaka ocorre a dez dias do início de Roland Garros. Ao chegar às quartas de final em Roma, a japonesa de 21 anos garantiu na quinta-feira o primeiro lugar na lista de cabeças de chave do torneio parisiense.

“Ainda não fui ao médico”, declarou Osaka sobre a gravidade de sua lesão. “Penso em ficar aqui por um ou dois dias e ver o que é. Não planejei nada depois”, acrescentou.

Em relação a sua preparação para Roland Garros, a japonesa disse que está se sentindo “bastante à vontade no saibro agora”. “Vai ser bom se eu puder controlar isso (a lesão)”, explicou.

Osaka venceu os dois últimos torneios do Grand Slam, o US Open 2018 e o Aberto da Austrália de 2019.

stt/psr/aam