O Flamengo precisou de sete minutos para vencer o Botafogo na noite deste sábado, no Maracanã, e se reabilitar no Brasileirão. Com um início arrasador, o time rubro-negro decidiu a partida com dois gols nos primeiros sete minutos de jogo, com um intervalo de três minutos entre os tentos, se recuperou da última derrota para o São Paulo e garantiu a liderança da competição com uma vitória por 2 a 0 no clássico.

Surpresa na escalação de Barbieri, Matheus Savio abriu o placar com um golaço no ângulo e foi um dos responsáveis por dar intensidade ao Flamengo, deixando o rival aturdido em campo. Lucas Paquetá fez o segundo três minutos depois e selou o resultado.

Com o triunfo sobre os botafoguenses, o time rubro-negro comandado por Maurício Barbieri foi aos 30 pontos e afastou o risco de ser ultrapassado pelo São Paulo, segundo colocado, que abriu esta rodada com 26 pontos e no final da noite deste sábado trava clássico com o Corinthians, no Morumbi.

Em situação bem diferente da do rival, o Botafogo acumulou seu segundo revés consecutivo e estacionou nos 17 pontos. Dependendo dos resultados da rodada, o time do técnico Marcos Paquetá, que ainda não venceu desde que assumiu o comando botafoguense, pode ficar muito perto da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, a 15.ª, o Flamengo volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Santos, às 21h45, no Pacaembu, em São Paulo. Um dia depois, o Botafogo tenta vencer a sua primeira partida na volta da competição nacional após o recesso para a Copa do Mundo. O adversário será a Chapecoense, às 19h30, no Engenhão.

O primeiro tempo do clássico carioca foi de contrastes entre os adversários. O Flamengo entrou em campo elétrico, a milhão, ao contrário do Botafogo, que, desligado, viu o arquirrival balançar duas vezes em sete minutos de jogo num espaço de três minutos entre os gols.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Aposta do técnico Maurício Barbieri, que busca no elenco um substituto de Vinicius Junior, novo reforço do Real Madrid, o jovem Matheus Savio deu provas ao treinador e à torcida de que pode ser um jogador importante para a equipe. Aos quatro minutos, ele pedalou em cima do lateral Luis Ricardo no bico da área pela esquerda e chutou colocado no ângulo de Jefferson, que viu a bola morrer nas redes.

Intenso em campo, o Fla não deixou o Botafogo reagir e ampliou a vantagem três minutos depois. Desta vez Sávio foi o garçom, em lançamento para a área que encontrou Diego. O meia não conseguiu dominar, mas a bola sobrou para Paquetá cutucar para o gol e deixar o rival ainda mais atônito.

A atuação para se esquecer do Botafogo no primeiro tempo não se repetiu na etapa final. No entanto, mesmo com uma formação mais ofensiva, com Aguirre no lugar de Jean, e apesar da melhora na marcação, o time alvinegro não foi produtivo o suficiente para sequer diminuir o placar.

O atacante Luiz Fernando, que entrara na vaga de Kieza, foi quem chegou mais perto de balançar as redes na segunda etapa, mas parou em Diego Alves em cabeceio. No final, o time botafoguense ainda teve de ouvir ‘olé’ da torcida flamenguista e viu Aguirre, destemperado, levar o cartão vermelho e ser expulso depois de entrada dura em Pará.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 2 X 0 BOTAFOGO

FLAMENGO – Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuellar, Lucas Paquetá, Diego, Matheus Sávio (Pará) e Uribe (Willian Arão); Guerrero (Lincoln). Técnico: Maurício Barbieri.

BOTAFOGO – Jefferson (Saulo); Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Jean (Aguirre) e Leo Valência; Rodrigo Pimpão e Kieza (Luiz Fernando); Técnico: Marcos Paquetá.

GOLS – Matheus Savio, aos quatro, e Lucas Paquetá, aos sete minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP).

CARTÃO AMARELO – Luiz Fernando.


CARTÃO VERMELHO – Aguirre.

PÚBLICO – 39.261 pagantes (42.182 presentes).

RENDA – R$1.121.892,60

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias