Com um novo visual, o River Plate divulgou nas redes sociais do clube a reforma no gramado do Monumental de Núñez. Há quase um ano sem poder comandar seu time no estádio, Marcelo Gallardo foi visto inclusive caminhado pelo local para avaliar a qualidade.

“Está perfeito. É o campo de jogo que eu queria!”, disse o treinador.

O gramado do Monumental passou por uma longa troca de tecnologia, a qual é utilizada em outros estádios como Santiago Bernabéu, Camp Nou e no Estádio Lujniki, em Moscou, palco da final da Copa de 2018. Toda a estrutura permite ao River ter um gramado híbrido instalado pela empresa irlandesa SIS Grass.

Vale lembrar que apesar do piso ser híbrido, a grama natural ocupa 95% do terreno, enquanto 5% são artificial. Outro fator importante é o controle da temperatura, o que permite equalizar da melhor maneira o crescimento da grama.

O Monumental também passou por uma troca no sistema de drenagem, além do nivelamento do campo, antes com uma diferença de 30 cm da bandeira de escanteio para o centro do campo. O escoamento utilizado antes das mudanças era o mesmo desde a Copa do Mundo de 1978. A pista de atletismo que rodeava o campo também não existe mais.

Agora, o River vai iniciar a segunda etapa da reforma, que pretende aumentar a capacidade do estádio de 70 para 80 mil pessoas, além de deixar o torcedor mais próximo do campo, o que é praticamente uma tradição nos estádios argentinos.

Casa da seleção argentina nos jogos das Eliminatórias, a reforma no Monumental recebeu até aqui cerca de R$ 12 milhões. Tudo isso engloba também a remodelação de banheiros, um sistema de wifi mais moderno e um túnel de acesso ao campo novo.