Esportes

Com gol (e expulsão) de Júnior Todinho, Guarani ‘desencanta’ na Série B batendo o Botafogo-SP

Atacante que marcou um belo gol na primeira etapa para o Bugre agrediu adversário no tempo complementar que quase causou a perda dos três pontos

Com gol (e expulsão) de Júnior Todinho, Guarani ‘desencanta’ na Série B batendo o Botafogo-SP

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

Em jogo onde o atacante Júnior Todinho foi o grande personagem (para o bem com seu gol e para o mal com a infantil expulsão), o Guarani saiu de campo frente ao Botafogo-SP no Estádio Santa Cruz pela Série B com a vitória por 1 a 0 nesse sábado (15). O resultado significou o primeiro triunfo do time campineiro no torneio e a segunda derrota em três rodadas para os comandados de Claudinei Oliveira.

FORÇA AÉREA

Apesar das tentativas de envolver a defesa do adversário na base da troca de passes e infiltração, invariavelmente o Botafogo-SP percebia que um caminho promissor para fazer a zaga do Bugre cometer erros era quando o perigo vinha pelo alto.

Foi dessa forma, aliás, que o Pantera conseguiu suas melhores possibilidades de marcar quando o goleiro Jefferson Paulino falhou e Gabriel Calabres errou finalização na pequena área, na testada de Wellington Tanque que passou ao lado da trave esquerda e em rebote de levantamento onde de novo Calabres, agora em batida de fora da área, obrigando Jefferson a fazer grande intervenção.

MELHOROU E MARCOU

Com muito mais posse de bola na partida, porém sem a mesma capacidade do oponente em formular oportunidades de gol, aos poucos o Guarani foi organizando suas ideias e melhorando o desempenho. Nesse período do jogo, aos 37, o time de Campinas contou com a capacidade individual de Júnior Todinho que recebeu lançamento pelo lado direito, ganhou da marcação e bateu cruzado de pé esquerdo, com precisão, no extremo canto direito de Darley. 1 a 0 Guarani no Estádio Santa Cruz.

PONTO DE TRANSIÇÃO

Além da questão climática pelo calor intenso que fazia em Ribeirão Preto deixar naturalmente o jogo menos rápido, o Guarani era quem conseguia, mantendo o que mostrou na parte final do primeiro tempo, ter a bola nos pés e frequentar o plano ofensivo adversário. Com direito, aliás, a ter chance onde Waguininho quase marcou um golaço ao dar um chapéu no zagueiro e bater de primeira, vendo a bola passar do lado esquerdo de Darley.

Mas a partida que parecia “sob controle” do time de Campinas mudaria drasticamente de cenário quando, fora da disputa de bola, Júnior Todinho acertou o rosto de Jordan que o empurrou na sequência. O árbitro, antes de ver o lance como um todo, deu cartão amarelo para ambos entendendo que se tratava apenas de um desentendimento, mas foi informado pelo assistente da agressão prévia e expulsou o atacante do Guarani.

BLITZ TRICOLOR

Necessitado da busca pelo empate e com a superioridade numérica, o Botafogo-SP partiu com todas as forças pra cima do Guarani e se baseou em abrir as jogadas pelas laterais (principalmente do lado direito com Guilherme Romão e Ronald) para que Wellington Tanque e seu porte físico fossem explorados na bola aérea.

A equipe de Ribeirão Preto passou mais perto de igualar o marcador quando Luketa ganhou no alto da zaga adversária em cruzamento que encobriu Jefferson Paulino e acertou o travessão. Porém, o único tento do compromisso acabou sendo mesmo o do artilheiro (e também expulso) Júnior Todinho.

Veja também

+ Após foto “com volume” ser derrubada no Instagram, Zé Neto republica imagem usando bermuda

+ Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante briga por pastel

+ Baleia jubarte consegue escapar de rio cheio de crocodilos na Austrália

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Morre mãe de Toni Garrido: “Descanse, minha rainha Tereza”

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea