Primeiro jogo, primeiro gol, primeiro título: Kylian Mbappé estreou em grande estilo pelo Real Madrid, marcando o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre a Atalanta nesta quarta-feira (14), em Varsóvia, pela decisão da Supercopa da Uefa.

O uruguaio Federico Valverde (59′) abriu o placar só empurrando a bola para as redes depois de grande jogada de Vinícius Júnior pela esquerda, antes de Mbappé (68′) bater colocado aproveitando passe de Jude Bellingham para selar a vitória merengue.

Apenas uma semana depois de se juntar aos treinos coletivos de sua nova equipe, Mbappé mostrou que ainda faltava forma física e precisava se adaptar aos companheiros, mas soube aparecer na área para matar o jogo.

“Foi uma grande noite para mim porque esperava há muito tempo por este momento, poder jogar com esta camisa, com este escudo e para esta torcida. Este é um grande momento para mim. Ganhamos um título, que era o importante hoje porque em Madri é preciso vencer sempre”, comemorou o atacante francês em entrevista à televisão Movistar.

Desta forma, ajudou o seu novo clube a se sagrar supercampeão pela sexta vez na sua história, o que significa que o Real Madrid agora lidera sozinho o ranking de vencedores, deixando para trás Barcelona e Milan, cada um com cinco taças.

“Hoje sofremos um pouco no primeiro tempo porque a Atalanta pressionou e defendeu muito bem. O segundo tempo foi melhor para nós, eles mostraram cansaço e tivemos mais espaço”, analisou Carlo Ancelotti, que com a sua quinta Supercopa Europeia volta ao ser o técnico mais vencedor do torneio, deixando para trás Josep Guardiola (4).

Carlo Ancelotti conquistou a sua quinta Supercopa Europeia, quebrando o empate (4 a 4) que mantinha com Pep Guardiola, e volta a ser o treinador com mais títulos deste torneio, que como jogador também já conquistou duas vezes.

– O desafio de 7 títulos –

O vencedor da Liga dos Campeões cumpriu assim o seu status de favorito diante da Atalanta que venceu a Liga Europa no ano passado, mas não conseguiu levar este troféu para a Itália, país que não conquista a Supercopa desde 2007.

Com esta missão cumprida na Polônia, o Real Madrid conquistou o seu primeiro título oficial numa temporada em que aspira vai lutar por outros seis: Liga Espanhola, Liga dos Campeões, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, a nova Copa Intercontinental e a também nova versão ampliada do Mundial de Clubes.

No início da partida, como não poderia deixar de ser, todos os olhares se voltaram para Mbappé, que teve a primeira oportunidade como jogador ‘merengue’ aos 14 minutos, com um chute que foi interceptado por Isak Hien.

Foi a Atalanta quem teve então melhores chances antes do intervalo, primeiro com um disparo do holandês Marten de Roon (25′) que tocou em Éder Militão antes de acertar o travessão. O também brasileiro Éderson, de longe, teve outra chance importante para o time de Bérgamo.

A melhor do Real Madrid antes do intervalo surgiu com outra bola no travessão, desta vez com passe de Vinícius para o seu compatriota Rodrygo (45’+1).

– Valverde abre o caminho –

No segundo tempo, a ‘Dea’ continuou sendo mais perigosa. Primeiro Mario Pasalic, de cabeça, obrigou Thibaut Courtois a fazer uma grande defesa (47′) e um minuto depois Matteo Ruggeri mandou para fora por muito pouco.

Foi preciso esperar uma hora de jogo para que o placar se mexesse, após uma linda jogada pela esquerda de Vini Jr., que cruzou rasteiro para Valverde empurrar a bola para as redes aos 59 minutos. Com o gol, o uruguaio marcou na noite em que estreou com a camisa 8 herdada do seu admirado ex-parceiro Toni Kroos, que se aposentou.

Aos 61 minutos, o próprio Vini ficou no mano a mano com o goleiro argentino do Atalanta, Juan Musso, que conseguiu defender.

Na reta final (82′), a bola passou na frente do gol da Atalanta após um zagueiro desviar um cruzamento de Luka Modric. Ninguém conseguiu marcar o terceiro, mas acabou não fazendo diferença.

Um minuto depois, a estrela da noite, Kylian Mbappé, saiu de campo aplaudido, na noite em que realizou o sonho que tinha desde criança de ser jogador do Real Madrid.

“Houve um momento em que pudemos desequilibrar, mas no final o Real Madrid mereceu vencer”, admitiu o treinador da Atalanta, Gian Piero Gasperini.

Sem tempo para muitas comemorações, no domingo a equipe merengue iniciará a defesa do título nacional na primeira rodada de LaLiga, na qual visitará o Mallorca.

bur-ati-dr/cl/aam/am