Com um gol de pênalti marcado pelo capitão Kylian Mbappé, a França derrotou a Grécia por 1 a 0 nesta segunda-feira (19), em Paris, pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024.

Com o resultado, os ‘Bleus’ somam sua quarta vitória em quatro jogos e lideram o Grupo B com 12 pontos, enquanto os gregos ocupam a segunda colocação com seis pontos em três jogos.

“A temporada foi muito longa para os jogadores, eles estavam esperando pelas férias, mas fizemos o que tínhamos que fazer para vencer este jogo”, disse o técnico da França, Didier Deschamps.

No início do segundo tempo, Griezmann tentou cabecear uma bola levantada na área e foi atingido com a sola da chuteira pelo zagueiro Konstantinos Mavropanos.

Após revisar o lance no VAR, o árbitro marcou o pênalti a favor da França e mostrou cartão amarelo para Mavropanos. Na paralisação, Griezmann recebeu atendimento médico e teve que colocar um curativo na cabeça.

Mbappé precisou bater duas vezes (55′) para marcar o gol da vitória francesa, já que na primeira cobrança, defendida pelo goleiro Odysseas Vlachodimos, houve invasão da área por parte da defesa da Grécia.

Na segunda tentativa, o camisa 10 e capitão balançou a rede no canto esquerdo do goleiro grego para chegar ao seu 40º gol pela seleção francesa, um a menos que lendário Michel Platini.

O craque do PSG falou sobre sua nova função de capitão: “Eu aprendo todos os dias, acho que é algo que enriquece a minha experiência, a minha carreira. É uma responsabilidade que faz com que eu me abra todos os dias. Eu não imaginava que seria capitão, o técnico veio falar comigo sobre isso, e é difícil recusar ser capitão de um grande time”.

Aos 24 anos, o atacante do Paris Saint-Germain também se tornou o jogador mais jovem da história a alcançar a marca de 70 jogos com a camisa dos ‘Bleus’.

Depois do gol, a Grécia acabou a partida com um jogador a menos por conta da expulsão de Mavropanos (69′), que recebeu cartão vermelho ao derrubar Randal Kolo Muani quando o atacante francês partia livre para invadir a área.

Mesmo em vantagem numérica, a França não conseguiu ampliar o placar. Na última tentativa, já aos 10 minutos de acréscimo, Dembélé cruzou pela direita e Giroud se antecipou à defesa para finalizar, mas a bola foi por cima do gol.

“O objetivo foi alcançado. Ganhamos todos os jogos que disputamos. Foi uma partida complicada, muito disputada e depois tudo se abriu um pouco com o pênalti e o cartão vermelho. Acho que fizemos o trabalho com calma, temos que ficar orgulhosos”, resumiu o atacante Kolo Muani, que foi titular no lugar de Olivier Giroud.

bur/pm/mcd/cb/aam