“Jogo contra o Athletico-PR na Arena da Baixada.” Por muitos anos, essa frase foi sinônimo de apreensão e dor de cabeça para a torcida do Flamengo. No entanto, a situação atual é diferente, e o clube carioca pode chegar à terceira vitória consecutiva sobre o rival fora de casa, neste domingo, às 16h (de Brasília). A partida é válida pela 32ª rodada do Brasileirão e terá transmissão em Tempo Real no LANCE!.

+ Agora com Pepê, Flamengo chega a 24 marcadores de gol na temporada; veja o ranking da artilharia

Inaugurada em 1999, a Arena da Baixada já foi palco de 22 duelos entre Athletico e Flamengo. Os 20 primeiros jogos, entre 1999 e 2019, foram marcados por um péssimo retrospecto do Rubro-Negro carioca. Foram 13 vitórias do clube paranaense, seis empates e apenas uma vitória do Fla.

Esse triunfo histórico, que quebrou o longo tabu, ocorreu em agosto de 2011, quando Ronaldinho Gaúcho marcou e garantiu o 1 a 0, válido pela segunda fase da Copa Sul-Americana.

A situação mudou em outubro de 2019. Sob o comando de Jorge Jesus e em grande fase no Brasileirão, o Flamengo desbancou o Athletico por 2 a 0, em partida válida pelo segundo turno do Brasileirão. Bruno Henrique foi o autor dos dois gols da vitória – a primeira na Arena da Baixada em Campeonatos Brasileiros.

+ Veja mais notícias do Flamengo
+ Rivais tropeçam, e Fla pode encostar no topo: veja a tabela do Brasileirão

Quem pensou que este triunfo seria isolado como o de 2011 se enganou. Na volta ao estádio, em outubro de 2020, o Flamengo voltou a vencer – e novamente com gol de Bruno Henrique: 1 a 0, válido pela partida de ida das oitavas da Copa do Brasil.

Para a partida deste domingo, o Rubro-Negro não poderá contar com o herói das últimas duas vitórias na Arena da Baixada. Bruno Henrique levou o terceiro cartão amarelo diante do Palmeiras e cumprirá suspensão automática. Vitinho é o principal candidato a substituir o camisa 27.

RAIO X DO FLAMENGO NA ARENA DA BAIXADA:

– 22 jogos
– 3 vitórias
– 6 empates
– 13 derrotas
– 17 gols marcados
– 38 gols sofridos
– Última vitória: 1 a 0, em outubro de 2020
– Última derrota: 3 a 0, em agosto de 2018