Com Eletrobras balançando, Bolsonaro mira privatização dos Correios

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Com Eletrobras balançando, Bolsonaro mira privatização dos Correios

Com Eletrobras balançando, Bolsonaro mira privatização dos Correios

Estatal assaltada por um consórcio formado por expoentes ocultos do MDB, PTB e PT nos últimos 20 anos, os Correios ganharam atenção do atual Governo, que convocou para a missão o general Floriano Peixoto.

O linha-dura tirou a estatal dos casos policiais e apontou o rumo para lucros seguidos desde 2019 – o que motivou o Ministério da Economia aventar a privatização da estatal. O plano ainda está em vigor, apesar da resistência dos funcionários.

Causa mais apreensão a notícia que chegou a corredores da sede ontem. O presidente Jair Bolsonaro prevê uma visita nesta sexta (29) ao prédio, na Esplanada. Uma circular rodou computadores: todos com serviços presenciais dispensáveis , que podem atuar de em home Office, receberam ordem de ficar em casa hoje. Só cargos de gerência e diretores estão no prédio. O alto escalão da empresa vai recebê-lo.

Na agenda oficial de Bolsonaro, consta hoje apenas dois despachos com ministros palacianos. Mas o GSI já mandara ontem fazer uma varredura na precursora da visita, em todo o prédio. Não havia confirmação,até o fechamento desta Coluna, se Bolsonaro realmente aparece hoje, e qual o interesse na agenda.

Assim como a privatização da Eletrobras, o ministro Paulo Guedes tem prazo para destravar a venda, que é maio deste ano. Bancos e uma multinacional latina estão de olho nos Correios.

O que está em jogo nos Correios são os milhares de pontos próprios e franqueados, cobrindo 95% do País; o e-commerce em ascensão; e o cadastro de milhões de brasileiros – o mailing oficial é um pote de ouro com acesso a potenciais consumidores.