CIDADE DO VATICANO, 25 FEV (ANSA) – O papa Francisco não fará mais uma visita à cidade italiana de Florença, marcada para o próximo domingo (27), e não celebrará a missa do dia de cinzas, em 2 de março, por conta de uma “dor aguda no joelho”, informou a sala de imprensa do Vaticano nesta sexta-feira (25).   

Segundo a Igreja Católica, “o médico prescreveu um período maior de repouso por causa da perna”. O Pontífice vem reclamando de dores no joelho já há algumas semanas, realizando inclusive eventos sentado o tempo todo. Na audiência geral do último dia 26 de janeiro, na qual ele estava visivelmente mancando, Francisco informou sobre o problema de saúde.   

“Eu não poderei andar entre vocês hoje para saudá-los porque tenho um problema na perna direita. Eu estou com uma inflamação no ligamento do joelho, mas descerei ali e vocês passam para me cumprimentar. É uma coisa passageira”, disse aos fiéis. Em tom de brincadeira, ainda afirmou “me disseram que isso só acontece com os velhos, não sei como isso aconteceu comigo”.   

Desde então, por mais de uma vez, rezou celebrações e comandou eventos sentado.   

Em Florença, o líder católico participaria de um encontro entre bispos e prefeitos de cidades do Mediterrâneo para debater a migração. No evento, ele faria um discurso e depois celebraria a missa na Basílica de Santa Croce, encontrando também o presidente da Itália, Sergio Mattarella.   

Já as duas celebrações do dia de cinzas serão realizadas em Roma depois de dois anos, já que no ano passado elas foram celebradas no Vaticano por conta da pandemia de Covid-19. (ANSA).