Esportes

Com dores no joelho, Nadal desiste do ATP Finals e encerra temporada

A grande temporada de Rafael Nadal chegou ao fim de forma inesperada na noite desta segunda-feira. Após perder na estreia no ATP Finals, em Londres, o tenista espanhol anunciou o abandono da competição que encerra o ano e reúne os oito melhores da temporada. O campeão de Roland Garros e do US Open deste ano alegou dores no joelho para desistir do torneio.

+ Mourão, sobre ser vice de Bolsonaro em 2022: ‘Estou trabalhando para isso’

“Minha temporada acabou. Eu tinha um compromisso com o torneio, com a cidade, comigo mesmo. Eu tentei bastante. Fiz o que podia para tentar estar pronto para jogar. Mas não estou”, disse Nadal. “Lutei muito durante a partida, mas sabendo que provavelmente seria a última partida da temporada.”

Nadal estreou com derrota no piso duro de Londres ao ser batido pelo belga David Goffin por 2 sets a 1. Ao longo da partida, o espanhol demonstrou desconforto com o joelho direito, mas seguiu jogando. A partida durou 2h37min. Ao fim do jogo, na entrevista coletiva, o atual número 1 do mundo anunciou a desistência.

Com o abandono, Nadal mantém o jejum de títulos no ATP Finals, uma das competições mais importantes do circuito. O espanhol nunca levou o troféu em 13 participações. É o único grande título que Nadal ainda não conquistou.

O líder do ranking já vinha demonstrando limitações físicas nas últimas semanas. Ele desistiu do Torneio da Basileia, na Suíça, no fim de outubro. E desistiu no meio do Masters 1000 de Paris, na semana seguinte justamente para se recuperar e estar 100% em Londres.

A saída precoce do ATP Finals não afetará o ranking de Nadal. Ele já havia garantido o troféu de número 1 ao fim da temporada após abrir vantagem sobre Roger Federer. O suíço não chegará ao topo no fim do ano, mesmo se confirmar o favoritismo no Finals. Mas a disputa pelo primeiro lugar deve esquentar no Aberto da Austrália, em janeiro do próximo ano.

Nadal minimizou o problema físico nos joelhos. “Eu sei tudo o que preciso fazer [para me recuperar]. Sei como tudo aconteceu no passado quando tive problemas semelhantes. E sei qual tratamento devo fazer”, disse o tenista. “O lado positivo é que não é nada novo. Todo mundo na minha equipe tem a experiência adequada para lidar com isso. Espero me recuperar bem, descansar bastante, trabalhar muito depois para tentar estar pronto para o início da próxima temporada.”

Ele será substituído no ATP Finals pelo compatriota Pablo Carreño Busta, que só terá duas partidas para tentar alcançar a semifinal. Será a estreia do tenista espanhol na competição que encerra a temporada.

Veja também

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Ford anuncia local e investimento de US$ 700 milhões em fábrica que criará F-150 elétrico

+ Hubble mostra nova imagem de Júpiter e sua lua Europa

+ RJ: tráfico promete caçar quem gravou equipe do Bravo da Rocinha: ‘Vai morrer’

+ Após morte de cachorro, Gabriela Pugliesi adota nova cadela

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea