O último jogo das oitavas de final da Copa do Rei foi justamente aquele que apresentou a maior surpresa dessa etapa da competição. O Sevilla, terceiro colocado do Campeonato Espanhol, foi eliminado pelo pequeno Mirandés, que venceu por 3 a 1 com dois gols de um jogador brasileiro desconhecido em seu país.

A partida foi disputada no Estádio Municipal de Anduva, na cidade de Miranda de Ebro, com capacidade para menos de seis mil espectadores. E o aperto do local parece ter incomodado o Sevilla, que jogou mal e foi para o intervalo já perdendo por 2 a 0. A coisa ficou ainda pior para os visitantes na segunda etapa, quando os donos da casa perderam um pênalti e, mais tarde, marcaram o terceiro gol da partida.

O pesadelo do Sevilla começou aos seis minutos, quando o atacante brasileiro Matheus Aiás recebeu a bola dentro da área, girou rapidamente e mandou um chute forte, sem dar chance ao goleiro Vaclik. Aos 29, ele marcou mais uma vez com um arremate de fora da área que desviou em um adversário antes de entrar.

Paulista de Catanduva, Matheus tem 23 anos e está emprestado ao Mirandês pelo Watford, da Inglaterra. Na temporada passada, ele foi o artilheiro do time na campanha que levou o Mirandés da terceira para a segunda divisão do futebol espanhol.

Viclik evitou o terceiro gol aos oito minutos da segunda etapa, quando defendeu um pênalti cobrado por Pena. Isso, no entanto, não animou muito o Sevilla, que continuou jogando mal e acabou levando o golpe de misericórdia aos 39: Rey marcou para os donos da casa em um contra-ataque fulminante. Nos acréscimos, Nolito anotou um gol absolutamente inútil para o time de Sevilha.

Além do Mirandés, também se classificaram para as quartas de final os seguintes clubes: Barcelona, Real Madrid, Granada, Real Sociedad, Valencia (atual campeão), Villarreal e Athletic Bilbao. Nesta sexta-feira, será feito o sorteio dos confrontos e dos mandos de campo. A Copa do Rei é disputada no sistema de mata-mata em partida única.