A República Tcheca venceu a Escócia por 2 a 0, nesta segunda-feira, em partida válida pela primeira rodada do Grupo D da Eurocopa, disputada em Glasgow (Escócia).

No Hampden Park, os gols tchecos foram marcados pelo atacante Patrick Schick (aos 42 e 52 minutos), sendo que o segundo foi um golaço, um chute do meio de campo que encobriu o goleiro David Marshall, que estava adiantado.

Schick fez o gol de maior distância já registrado na Eurocopa (desde 1980), ao acertar um chute de 51 metros, que o coloca também como principal candidato ao mais bonito desta edição do torneio continental de seleções.

A derrota dos anfitriões frustrou os cerca de 10 mil torcedores presentes no estádio da capital escocesa, que foram apoiar a seleção local que não jogava a Eurocopa desde 1998.

Este resultado deixa o tchecos como líderes da chave, com os mesmos três pontos mas com saldo de gols melhor que a Inglaterra (2ª), que no domingo derrotou a Croácia (3ª) por 1 a 0.

A seleção tcheca volta a campo na sexta-feira (13h00 de Brasília) contra os croatas em Glasgow, enquanto os escoceses vão ao estádio de Wembley em Londres (16h00) para encarar a equipe inglesa no mesmo dia.

– Ficha técnica da partida válida pela primeira rodada do Grupo D da Eurocopa 2020:

Estádio: Hampden Park, em Glasgow (Escócia)

Público: 9.847 espectadores

Árbitro: D. Siebert (ALE)

Gol:

República Tcheca: Schick (42, 52)

Equipes:

Escócia: Marshall – O’Donnell (Forrest 79), Hendry (McGregor 67), Hanley, Cooper, Robertson (cap), McTominay – Armstrong (Fraser 67), McGinn – Dykes (Nisbet 79), Christie (Adams 46). T: Steve Clarke

República Tcheca: Vaclík – Coufal, Celustka, Kalas, Boril – Masopust (Vydra 72), Soucek, Darida (cap) (Sevcik 87), Král (Holes 67), Jankto (Hlozek 72) – Schick (Krmencik 87). T: Jaroslav Silhavý

bur-gh/psr/lca