Brasileiros do Ano 2019

Com dinamismo e velocidade para o progresso, o governador paulista prega uma gestão “inovadora e focada na economia liberal”

Crédito: Marco Ankosqui

Brasileiros do ano – Gestão Pública – JOÃO DORIA  

O governador João Doria imprimiu no seu primeiro ano de gestão em São Paulo o mesmo ritmo que exibiu na sua passagem pela Prefeitura da capital: agilidade, dinamismo, capacidade de articulação empresarial e forte agenda liberal. Mais do que isso, procurou se destacar em pelo menos dois aspectos sociais que são cruciais não apenas a um estado, mas a um País: educação e criação de empregos. Sua agenda de realizações é acelerada: da inauguração de museus (serão pelo menos dois até o final do mandato) à atração de pesquisa para a indústria farmacêutica, passando pela criação de um polo de ciência e tecnologia. Em busca de recursos para a infraestrutura, esteve este ano na China e proporcionou a abertura de um escritório da InvestSP, agência de promoção de investimentos e exportações do Estado, em Xangai. Vai fazer o mesmo no próximo ano em Dubai.

O político fundamental

Doria foi eleito com 10,9 milhões de votos depois de uma disputa acirrada nas eleições de 2018. Aliou-se à onda bolsonarista no segundo turno, mas marcou uma posição de independência em relação ao presidente e procurou se fortalecer com um viés propositivo e moderno, distante da velha ala social democrata. Disputou o governo estadual menos de dois anos depois de vencer em primeiro turno, de maneira inédita, a Prefeitura da capital. Foi sua primeira disputa eleitoral, mesmo estando filiado ao PSDB desde 2001. Com dois grandes triunfos em curto espaço de tempo, e agora à frente do maior Estado do País, é nome-chave para disputar a Presidência no futuro. Também terá papel essencial nas eleições municipais do próximo ano, quando sua maior projeção no partido poderá ser consolidada e o prefeito Bruno Covas (PSDB-SP), que o sucedeu na gestão da capital, deverá concorrer à reeleição.

ISTOÉ o premiou em 2018 como “Brasileiro do Ano em Política”. Em 2019, Doria recebe o prêmio de “Brasileiro do Ano em Gestão Pública”. Sobre a distinção, declarou: “Fico sempre muito honrado com o prêmio recebido nessa categoria, sobretudo vindo de uma revista que eu respeito bastante e aprendi a ter como referência no tempo em que estava no setor privado. Receber um prêmio, agora no setor público, vale ainda mais.”