O Sevilla anunciou nesta segunda-feira que o técnico Eduardo Berizzo fará cirurgia nesta terça por conta de um câncer na próstata. De acordo com o clube, o retorno do treinador as suas funções vai depender do “sucesso da cirurgia” e do “desenvolvimento do caso no pós operatório”.

O auxiliar Ernesto Marcucci vai comandar o time enquanto Berizzo estiver afastado para tratar da doença. Os médicos evitaram apontar qualquer prazo para a recuperação do treinador, à espera do resultado da cirurgia.

O problema de saúde de Berizzo foi revelado pelo clube na semana passada, após o empate por 3 a 3 com o Liverpool, pela fase de grupos da Liga dos Campeões. O empate heroico – o time inglês vencia por 3 a 0 desde os 30 minutos do primeiro tempo, mas o Sevilla empatou aos 47 do segundo – reforçou o lema informal do clube: “Nunca desista”.

“Você está no melhor lugar do mundo para não desistir”, disse o ex-diretor esportivo do Sevilla, Ramon “Monchi” Rodriguez, a Berizzo. “Onde você está agora, eles nunca desistem”, reforçou o dirigente, que hoje atua na Roma.

Berizzo chegou ao Sevilla em junho deste ano para substituir Sampaoli, que foi treinar a seleção da Argentina. Ele vinha de três temporadas no comando do Celta de Vigo. Sob o seu comando, a modesta equipe espanhola foi até a semifinal da Liga Europa e disputou outras duas semis na Copa do Rei.