A ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF) lançou nesta segunda-feira (22) a campanha “A verdade nua” pela defesa do direito à informação confiável no Brasil. Com uma fotomontagem do presidente Jair Bolsonaro segurando uma placa com os números de mortos e casos confirmados de Covid-19 no Brasil, a campanha “reitera a importância crucial do jornalismo para garantir o acesso a informações confiáveis sobre a pandemia”.
De acordo com a RSF, a peça foi produzida pela agência BETC Paris. “Essa campanha propositalmente chocante visa despertar as consciências a reagirem aos ataques permanentes do sistema Bolsonaro contra a imprensa”, afirmou Christophe Deloire, Secretário-Geral da RSF.
Ainda conforme a entidade, a campanha é “uma forma simbólica de confrontar o presidente Bolsonaro com a realidade nua e crua dos fatos, enquanto ele acusa a imprensa pelo caos instalado no país para desviar a atenção de sua desastrosa gestão da crise sanitária”.
“O Brasil é hoje o terceiro país mais afetado no planeta pela Covid-19 e a campanha reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela. Fatos aos quais a população brasileira não teria acesso sem o trabalho dos jornalistas”, destacou a RSF.