O Dia Nacional da Sérvia foi celebrado nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro. A data oficial, 15 de fevereiro, marca um importante momento histórico para o país: a independência da Sérvia do Império Otomano e a adoção da primeira constituição moderna sérvia, conhecida como Constituição de Sretenje, em 1835.
As comemorações na Sérvia duram dois dias, com festas, discursos, coroação de flores e homenagens nas igrejas, lembrando aqueles que lutaram pela nação.
O embaixador Aleksandar Ristic recebeu convidados na sede da embaixada para um almoço especial com membros do governo brasileiro e amigos da Sérvia. Em seu discurso, ele enfatizou a importância das relações entre os dois países e destacou projetos futuros de cooperação.
O diplomata também relembrou o momento em que recebeu suas credenciais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocasião em que esteve acompanhado do ex-jogador sérvio Dejan Petkovic, que mora no Brasil. Na ocasião, o presidente Lula declarou que Petkovic era “o sérvio mais brasileiro que conhecia”. O encontro ganhou destaque nos principais jornais brasileiros.
Para o embaixador, o esporte é um dos laços que unem Brasil e Sérvia.
Reino das Framboesas
Belgrado, capital da Sérvia, é uma das cidades mais antigas da Europa, habitada há mais de 7 mil anos.
O país é um dos maiores produtores de framboesa do mundo, sendo conhecido como “Reino das Framboesas”.
Brasil e Sérvia já se enfrentaram três vezes em Copas do Mundo, tornando a nação ainda mais conhecida entre os brasileiros. Além disso, a Sérvia tem se consolidado como um destino turístico cada vez mais procurado, com grande potencial de crescimento para receber visitantes do Brasil.