O Google Cloud anunciou nesta sexta-feira (13) uma nova ferramenta para grandes empresas, o AgentSpace. Criada a partir dos modelos de IA generativa Gemini, o AgentSpace tem como missão organizar as informações espalhadas pelos diversos setores das empresas e permitir que os funcionários interajam de forma mais fácil com esses dados e obtenham respostas a perguntas relacionadas às atividades de suas companhias.
“Nas grandes empresas, as informações muitas vezes ficam escondidas em silos, inacessíveis quando mais se precisa delas. Nossos estudos mostram que funcionários de grandes empresas usam em média de quatro a seis ferramentas só para perguntar e responder questões relativas às suas funções”, diz o Google em comunicado.
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Com o AgentSpace, o Google espera combinar recursos de IA do Gemini e busca do Google em um ambiente único para acessar informações corporativas. Segundo o Google, o objetivo é permitir que profissionais de marketing, engenharia, finanças e outros setores possam pesquisar informações com mais precisão, gerar conteúdo mais rapidamente e automatizar tarefas repetitivas.
Agentes em alta
Depois do surgimento dos modelos de IA generativa, como ChatGPT, Gemini e Claude, as grandes empresas de nuvem apostam nos agentes, ferramentas que usam o poder dos modelos de IA para resolver tarefas de organização de informação e automatização em grandes empresas. Há cerca de um mês, a Microsoft anunciou uma série recursos de agentes para sua plataforma CoPilot. Já a AWS, líder em nuvem pública, aposta no Amazon Q for Business. Com o AgentsSpace, o Google entra nessa corrida.
NotebookLM ganha versão para empresas
Outro anúncio do Google foi que o NotebookLM, aplicação de organização de informações inicialmente criada para uso de pessoas físicas, ganhará também uma versão corporativa, chamada NotebookLM Plus.