Neste domingo (2), os brasileiros foram às urnas para escolherem os seus representantes políticos. Para o cargo de presidente da República, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 47% dos votos válidos no primeiro turno contra o atual mandatário e concorrente à reeleição, Jair Bolsonaro, que contou com 43%. Por conta disso a disputa presidencial segue para o segundo turno, no dia 30 de outubro. Em seguida apareceu Simone Tebet (MDB) com 4,37%, e Ciro Gomes (PDT), que teve 3,08%.

As urnas em alguns locais do País fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a apuração dos votos. O resultado para o cargo de presidente da República foi definido às 21h30.

O último levantamento Datafolha, que ouviu 3.008 eleitores, apontou que o petista tinha 50% dos votos válidos no primeiro turno contra 36% de Bolsonaro.

Contudo, na apuração geral das urnas, o resultado foi diferente e fez com que o petista e o atual mandatário fossem para o segundo turno.

Resultado nas cinco regiões

Confira em quais regiões Lula e Bolsonaro se saíram melhores:

  • Norte

Na região Norte do País, o candidato petista obteve mais votos. Dos sete estados, Lula teve o maior percentual em quatro (Amazonas; Amapá; Pará; e Tocantins). Já Bolsonaro conseguiu ficar na frente em apenas três (Acre; Rondônia; e Roraima).

  • Nordeste

O Nordeste ficou vermelho, pois Lula ficou com o maior percentual em todos os nove estados (Alagoas; Bahia; Ceará; Maranhão; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; e Sergipe).

  • Centro-Oeste

Já o presidente Jair Bolsonaro obteve melhor resultado na região Centro-Oeste, onde conquistou a liderança nos quatro estados (Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso do Sul; e Mato Grosso).

  • Sudeste

No Sudeste Lula teve o maior percentual apenas em Minas Gerais. Já Bolsonaro conquistou Espírito Santo; Rio de Janeiro; e São Paulo – os dois últimos estados são o primeiro e o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, respectivamente.

  • Sul

Na região Sul, o presidente Bolsonaro conquistou os três estados (Paraná; Rio Grande do Sul; e Santa Catarina).