SÃO PAULO, 3 AGO (ANSA) – Com 36 gols marcados na temporada de 2019/20 da Série A da Itália, o atacante Ciro Immobile, da Lazio, garantiu neste final de semana a Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao grande artilheiro do futebol europeu.   

Aos 30 anos de idade, Immobile faturou o prêmio sem precisar entrar em campo na última rodada do Campeonato Italiano. No entanto, o centroavante deixou sua marca na derrota por 3 a 1 diante do Napoli e igualou o recorde que o argentino Gonzalo Higuaín conseguiu alcançar na temporada 2015/16 pelos partenopei.   

O jogador balançou as redes 36 vezes em 37 partidas disputadas.   

O atacante ainda deu oito assistências para seus companheiros de equipe. A Lazio fechou a temporada na quarta colocação, com 78 pontos.   

Na disputa pela Chuteira de Ouro, Immobile superou o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, que balançou as redes 34 vezes na Bundesliga, e o craque português Cristiano Ronaldo, da Juventus, que anotou 31 gols na liga italiana.   

Essa foi a terceira vez na história que um italiano vence o prêmio Chuteira de Ouro. Os outros dois foram Luca Toni e Francesco Totti, nas temporadas 2005/06 e 2006/07, respectivamente.   

Nas últimas 12 temporadas, apenas Luis Suárez e Diego Forlán interromperam a sequência dos craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino conquistou o prêmio seis vezes, já o português faturou em quatro ocasiões. (ANSA).