Com gols de Désiré Doué e Ousmane Dembélé, o Paris Saint-Germain derrotou o Bayern de Munique por 2 a 0 neste sábado (5), em Atlanta, e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Na reta final da partida, Doué (78′) abriu o placar para o PSG e Dembélé (90′) selou a vitória do time parisiense, que nos últimos minutos precisou se defender com nove jogadores em campo, após as expulsões de Willian Pacho e Lucas Hernández.
Os franceses vão disputar uma vaga na decisão do torneio contra o vencedor do confronto entre Real Madrid e Borussia Dortmund, que entram em campo ainda neste sábado.
A partida
A partida se desenhou especialmente pelos lados do campo. Pelo lado do Bayern, Olise e Coman infernizaram a defesa parisiense com escapadas em velocidade e cruzamentos venenosos. O PSG, recheado de talentos, também não ficou atrás e deu muito trabalho para os alemães com jogadas individuais nas pontas e rápidos contra-ataques. Em uma das melhores chances, o habilidoso georgiano Kvaratskhelia driblou dois defensores e quase fez um golaço, mas viu o lendário goleiro Neuer se agigantar e evitar o primeiro do jogo.
Em um confronto tão equilibrado, a correta execução de uma estratégia pode ser determinante para o futuro da partida. Sabendo que o cérebro do PSG é Vitinha, os meio-campistas do Bayern colaram no volante português e obrigou o time francês a recuar para ter espaço em trabalhar a bola. Assim, os alemães conseguiam pressionar a defesa adversária e ocupar o setor ofensivo. O goleiro Donnarumma foi crucial para evitar o gol bávaro em duas oportunidades, em chute forte de Olise na grande área, e se esticando para salvar um cruzamento cujo endereço era o fundo das redes.
Antes do fim do primeiro tempo, o Bayern chegou a comemorar o gol do zagueiro Upamecano, de cabeça, mas a arbitragem assinalou corretamente o impedimento. O clima de disputa e rivalidade deu lugar a uma atmosfera de desânimo quando o Musiala, jovem craque do time bávaro e da seleção alemã, sofreu uma lesão impressionante no tornozelo esquerdo em dividida com Donnarumma.
O compasso acelerado se manteve na volta do intervalo. O PSG tentou fazer o Bayern provar do próprio veneno e passou a pressionar a saída de bola na defesa adversária. Antes mesmo de a estratégia demonstrar ser efetiva ou não, os franceses tiveram grande chance após Barcola receber sozinho em profundidade, mas o atacante parou em grande defesa de Neuer.
Apesar da saída de Musiala por lesão grave, o Bayern não esmoreceu e continuou melhor na partida. Travando o meio-campo do PSG com uma marcação implacável, os alemães continuaram ocupando o ataque e criando as melhores oportunidades, desperdiçando chances com Olise e Coman. A equipe parisiense aos poucos foi desistindo de pressionar a defesa adversária e passou a apostar em contra-ataques.
Confortável para construir as jogadas com os pés, o lendário Neuer passou a ser acionado para fazer lançamentos longos nas costas da defesa do PSG. A tranquilidade do arqueiro quase virou problema quando ele se atrapalhou e a bola sobrou para Dembelé, que entrou no segundo tempo, e bateu para a meta vazia, mas a bola saiu raspando à esquerda.
O lance animou o PSG, que subiu a marcação novamente para pressionar o Bayern. Na primeira tentativa, João Neves e recuperou bola e tocou para Doué, que acertou chute rasteiro sem chance para Neuer e colocou os parisienses na frente do placar.
Logo após o gol, o zagueiro equatoriano Pacho, que fazia ótima partida, foi expulso. O técnico Luis Enrique optou reforçar a defesa com a entrada dos zagueiros Hernandez e Beraldo, e o Bayern foi para cima. Os alemães chegaram a balançar as redes com Harry Kane, de cabeça, mas a arbitragem marcou impedimento.
A partida ganhou ainda mais contornos de tensão após Hernandez, que havia acabado de entrar, também se expulso. O Bayern tentou, apostou em bolas cruzadas, mas parou na valente defesa do PSG. No último lance, os franceses viram Hakimi disparar, driblar dois e tocar para Dembelé fazer 2 a 0 e matar a partida – ainda houve tempo para o árbitro ir ao VAR analisar um possível penal para os alemães, mas nada foi marcado.
*Com informações do Estadão Conteúdo