O Brasil vai disputar o Urso de Ouro com o longa “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro. Em entrevista à DW, Tricia Tuttle, diretora do festival, diz que esse é um momento excepcional para o cinema brasileiro, que exibirá “grandes filmes” este ano. Evento começa nesta quinta, 13.
A Berlinale, como o Festival Internacional de Cinema de Berlim é mais conhecido, vai exibir 13 filmes brasileiros, incluindo as coproduções. Tuttle destacou ainda a ótima performance de “Ainda Estou Aqui”, que está na disputa pelo Oscar, e parabenizou a atriz Fernanda Torres pelo Globo de Ouro que recebeu por sua atuação no longa.
O festival, que começou no pós-guerra, comemora os seus 75 anos nesta edição em meio a crises globais e a um avanço do radicalismo de direita.
“Estamos culturalmente divididos. (…) Não é só nos EUA, na Alemanha ou no Brasil. É no mundo todo”, diz a diretora da Berlinale, que vê o evento como uma espécie de antídoto para essa polarização: “O cinema é um lugar onde podemos nos reunir e nos conectar”.