Microondas da Amazon aceita comandos de voz (Crédito:Divulgação)

De uma vez só, a Amazon lançou 11 novos produtos nesta quinta-feira (20) e eles têm um ponto em comum: são na verdade meios para popularizar o assistente de voz da empresa, Alexa. Todos os 11 produtos de uma forma ou outra obedecem a comandos de voz e têm o objetivo de levar o Alexa para todos os cantos da casa (e para os carros também). Abaixo, alguns dos principais lançamentos:

  • Linha Echo de áudio – a Amazon atualizou os já existentes Echo Dot e Echo Plus, de sua linha Echo de caixas de som inteligentes. Também lançou um subwoffer que pode ser usado em conjunto com os smart speakers e adaptadores para conectar os produtos a receivers e outros sistemas de som caseiros.
  • Amazon Basics Microwave – é um microondas que aceita comandos de voz. No evento, o demonstrador falou apenas “uma batata” e o microondas começou a funcionar já com os ajustes configurados para aquecer o alimento. Custará US$ 60 e será lançado ainda este ano.
  • Echo Wall Clock – é um relógio de parede comandado por voz que pode alertar o usuário sobre eventos programados, por meio de indicadores LED. É possível, por exemplo, programar o relógio para acender uma luz quando um compromisso de agenda estiver próximo. Custará US$ 30 e também chega até o fim do ano.
  • Echo Auto – Este pequeno aparelho leva o assistente Alexa para qualquer carro. O aparelho se conecta ao sistema de som do carro via Bluetooth ou cabo e permite usar comandos de voz para verificar informações do trânsito local em tempo real e ouvir notícias, entre outras funções. Será vendido inicialmente por US$ 25 a um grupo limitado de usuários.

Infelizmente, todas essas novidades ainda estão longe do Brasil. Como o Alexa não funciona em português, não há previsão para que as novidades cheguem ao País.

Falta o smartphone

Com os novos produtos, o assistente digital Alexa deve ampliar sua presença nos lares dos EUA (país em que a Amazon lidera disparada na categoria de smart speakers). Mas o Alexa ainda está longe do principal produto de qualquer lar: o smartphone. Google e Apple dividem este mercado e têm seus próprios assistentes. Portanto, é pouco provável que abram brecha para a Amazon. Em 2014 a empresa até tentou entrar nesse mercado com o Fire Phone, mas o produto foi um fracasso de vendas e foi rapidamente descontinuado.