Colombianos vão às urnas eleger hoje novo presidente

BOGOTÁ E SÃO PAULO, 17 JUN (ANSA) – Cerca de 37 milhões de eleitores colombianos vão às urnas hoje (17) para votar no segundo turno das eleições presidenciais e escolher o sucessor de Juan Manuel Santos. Dois candidatos estão na disputa e representam propostas opostas: o ex-senador Ivan Duque, de direita, e o esquerdista Gustavo Petro, ex-guerrilheiro do M-19. O vencedor governará o país pelos próximos quatro anos.   

As urnas foram abertas às 8h locais e fecharão às 16h. De acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, Duque aparece em vantagem.   

O resultado do pleito, além de eleger o novo presidente, pode definir o futuro do acordo de paz assinado em 2016 entre o governo e as Forcas Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).   

Duque, que tem apoio dos ex-presidentes Álvaro Uribe, venceu o primeiro turno. Ele quer rever o acordo de paz com as Farc, por considerar que muitos dos responsáveis por crimes de guerra serão perdoados.   

Já Petro defende o acordo do jeito que está. Ex-prefeito da capital, Bogotá, ele pertenceu à guerrilha M-19, que se dissolveu em 1990 e formou um partido político. Por isso, é considerado um exemplo positivo de um acordo com as Farc. (ANSA)