Mundo

Colômbia ultrapassa 10 mil mortes por coronavírus

Colômbia ultrapassa 10 mil mortes por coronavírus

Vista aérea de um cemitério em Bogotá, em foto tirada em 31 de julho de 2020, quando o país ultrapassou 10 mil mortos pelo novo coronavírus. - AFP

A Colômbia ultrapassou nesta sexta-feira (31) as 10 mil mortes pelo novo coronavírus, que foi detectado pela primeira vez no país em 6 de março, de acordo com um relatório do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 295 óbitos e 9.488 infecções, totalizando 10.105 mortes e 295.508 casos.

O confinamento na Colômbia foi ordenado pelo governo federal em 25 de março com fim previsto para 30 de agosto. No entanto, cresce o número de exceções que visam a resgatar uma economia seriamente afetada pelas medidas de contenção da pandemia.

Com 39% das 9.488 infecções relatadas nesta sexta-feira (31), Bogotá continua sendo o epicentro da COVID-19 na Colômbia. O governo da cidade espera que o pico seja atingido em agosto.

Para evitar o colapso da rede de terapia intensiva, que já está no limite, a prefeita da capital, Claudia López, determinou a ampliação do sistema de isolamento estrito por localidades a partir desta sexta, por seis dias, alcançando agora 5,4 milhões de pessoas. Antes, a medida incluía 2,8 dos 8 milhões de habitantes da cidade.

O departamento de Antioquia, no noroeste do país, que permaneceu relativamente seguro contra o vírus por meses, é agora o segundo local com maior número de novos contágios, com quase 22% dos casos registrados nesta sexta-feira.

+ Briga de vizinhos termina com personal trainer morta a facadas no interior de SP

O governo do presidente Iván Duque está confiante de que a pandemia em breve entrará em “uma tendência decrescente”. Enquanto isso, diferentes medidas de isolamento são aplicadas de acordo com a situação de emergência em cada município.

Veja também

+ Avó de Michelle Bolsonaro morre após 1 mês internada com covid-19

+ Nazistas ou extraterrestres? Usuário do Google Earth vê grande ‘navio de gelo’ na costa da Antártida

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?