ROMA, 17 AGO (ANSA) – Os principais monumentos de Roma, como o Coliseu, a Fontana di Trevi e a Praça do Campidoglio, terão suas luzes apagadas neste sábado (18), em homenagem ao funeral coletivo das 38 vítimas do desabamento da Ponte Morandi, em Gênova.   

Os monumentos ficarão com a iluminação desligada por uma hora, das 22h locais às 23h, em sinal de luto. Os espetáculos que estavam agendados para a noite de sábado no Coliseu também foram cancelados. “Roma se aproxima de Gênova no dia de luto nacional, em 18 de agosto. Está previsto o desligamento da iluminação do Coliseu, do Palácio Senatorio, e da Fontana de Trevi das 22h às 23h, com bandeiras à meio mastro nos imóveis institucionais”, informaram as autoridades.   

O governo italiano oferecerá um funeral de Estado às 38 vítimas do acidente, com a presença do presidente do país, Sergio Mattarella, e do arcebispo de Gênova, Angelo Bagnasco. Apesar das autoridades italianas culparem a empresa que geria a ponte pelo acidente, os familiares das vítimas também querem responsabilizar o governo pela tragédia, pela falta de vigilância na manutenção da estrutura.   

Em forma de protesto, várias famílias se negaram a participar do funeral de Estado. Das 38 vítimas, apenas 14 serão veladas na cerimônia, que será realizada no Pavilhão Jean Nouvel, em Gênova. Outras famílias preferiram por cerimônias privadas nas cidades natais das vítimas. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias