Pelo menos três pessoas morreram e 40 ficaram feridas na noite deste domingo na colisão entre um trem de passageiros e outro de mercadorias na Bélgica, informou a agência de notícias Belga, citando um prefeito da localidade, Francis Dejon.

O acidente aconteceu na linha que liga Namur a Liège, perto do povoado de Saint Georges sur Meuse, quando o trem de passageiros se chocou com o de mercadorias, que circulava no mesmo sentido.

O trem de passageiros bateu na traseira da composição de mercadorias, que circulava na mesma ferrovia em alta velocidade, informou à AFP Frederic Sacre, porta-voz da companhia Infrabel, que administra a infraestrutura ferroviária belga.

“Dois dos seis vagões descarrilaram e ficaram caídos nas linhas”,

informaram a Infrabel e a Companhia Ferroviária Nacional da Bélgica (SNCB) em um comunicado conjunto.

O primeiro vagão ficou completamente virado, observou um fotógrafo da AFP no local.

A agência Belga reportou que a colisão foi “muito violenta” e acrescentou que a polícia e os bombeiros tinham sido enviados de Liège até o local. Alguns passageiros tiveram que ser retirados das ferragens.

As circunstâncias do acidente não foram esclarecidas e há dúvidas de se o trem de passageiros teria conseguido frear antes da colisão.

A coleta de informações sobre o ocorrido já começou, mas “a prioridade é cuidar das vítimas”, acrescentou o comunicado.

A composição de passageiros teria partido de Mouscron e se dirigia a Liers, cruzando a Bélgica e oeste a leste.

mla/mb/mvv