Dolorosas, as cólicas menstruais podem afetar até 90% das mulheres em idade reprodutiva, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), com casos de dor severa representando cerca de 10% do total. E se você faz parte dessas estatísticas, provavelmente já desejou que houvesse uma cura rápida para esse desconforto que pode ser incapacitante. 

+ Dieta vegana na gravidez: mitos e verdades

+ 11 alimentos que podem amenizar a cólica menstrual

Segundo um estudo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS), a solução para tais dores pode estar em sua dieta, e o veganismo pode ajudar. Entenda com informações da “Slice”. 

Alimentos que aumentam as cólicas menstruais

mulher com cólicas menstruais, maneiras de amenizar desconfortos menstruais
Pexels

Segundo a NAMS, dietas ricas em ácidos graxos ômega 6 podem causar mais inflamação durante o ciclo menstrual, resultando em dores e desconfortos.

Serah Sannoh, uma das pesquisadoras, destaca que esse pode ser um grande problema entre adolescentes e jovens adultas. “A dieta consumida por garotas dessa idade tende a ser muito rica nessas gorduras, que são geralmente encontradas em óleos processados e carnes”, explica.

Em contrapartida, uma dieta rica em ômega 3 — presente em leguminosas, feijões e nozes — é conhecida por reduzir a inflamação e amenizar as dores da menstruação.

Nesse sentido, evitar alimentos inflamatórios — como carne vermelha, carnes processadas, laticínios, sal, óleos, cafeína e aqueles com adição de açúcar — pode ser a chave para um período menstrual mais tranquilo. “Esses alimentos aumentam a quantidade de prostaglandinas que circulam no corpo, o que pode causar mais constrição dos vasos sanguíneos no útero, resultando em cólicas mais graves”, detalha o portal.

Veganismo pode ser a solução

Em sua pesquisa, Serah cita estudos que comprovam que pessoas que seguem uma dieta vegetariana, vegana ou pescetariana (dieta que inclui peixes e frutos do mar, mas exclui outras carnes animais) diminuem seus níveis de inflamação do organismo.

“Aprender sobre diferentes alimentos que aumentam e diminuem a inflamação, que posteriormente aumentam ou reduzem a dor menstrual, revela que a dieta é um dos muitos contribuintes para os resultados de saúde que muitas vezes são negligenciados”, finaliza a pesquisadora. 

Por isso, se você sofre com as dores do período menstrual e ainda não encontrou uma solução, pode ser uma boa ideia excluir as carnes e preferir as opções de origem vegetal.