São Paulo, 28 – A colheita da safra de soja 2025/26 atingiu 5% da área no Paraná até a segunda-feira, 26 de janeiro, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, em boletim divulgado na terça-feira, 27. “A colheita tende a ganhar ritmo nas próximas semanas, enquanto se intensifica o planejamento e o plantio das culturas de 2ª safra”, diz o departamento.
Segundo boletim, 89% das lavouras de soja seguem em condições boas, 10% em quadro considerado médio e 1%, ruins. O Deral afirmou que a cultura apresenta estádios variados, predominando as fases de frutificação, enchimento de grãos e início de maturação. O documento informa que 60% das áreas estão em fase de frutificação, 24% em maturação, 15% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.
A entidade chama atenção para o impacto das condições climáticas nas lavouras. “Em algumas áreas, a umidade disponível e as chuvas recentes sustentaram o bom desenvolvimento das lavouras; em outras, a estiagem e as altas temperaturas, especialmente em solos mais leves, têm causado estresse hídrico, com possibilidade de redução de potencial produtivo”, explicou o Deral. O boletim informa que produtores seguem fazendo tratos culturais para controle de pragas e doenças.
Quanto à safra de verão de milho 2025/26, o Deral disse que a cultura encontra-se majoritariamente nas fases finais de enchimento de grãos e maturação, com lavouras apresentando bom aspecto geral. O boletim informa que a colheita atingiu 3% da área até ontem, com 94% das lavouras em condições boas e 6%, médias. “Onde a colheita se aproxima, as perspectivas são positivas”, afirmou o departamento.
O boletim informa que 50% das lavouras estão em fase de frutificação, 44% em maturação e 6% em floração. “Em algumas áreas, o ciclo foi alongado em função das condições climáticas, postergando o início da colheita”, disse o Deral.
A entidade também destacou o avanço do plantio do milho de 2ª safra nas áreas já liberadas, ainda condicionado ao ritmo de colheita das culturas anteriores e à disponibilidade de umidade no solo. No Paraná, a semeadura atingiu 6% da área, com 100% das lavouras em condições boas. Segundo o Deral, 66% estão em fase de germinação e 34% em desenvolvimento vegetativo.