SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja alcançou 89% das áreas cultivadas no Paraná em 2022/23, aumento 12 pontos percentuais em uma semana, enquanto o milho segunda safra está com o plantio praticamente concluído, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral) ligado ao governo do Estado.
A semeadura do cereal da “safrinha” teve um crescimento semanal de 6 pontos para 99% das lavouras, em linha com o número registrado um ano antes.
Para a soja, a colheita está 1 ponto à frente do percentual visto no mesmo período do ciclo anterior, mas a qualidade das áreas cultivadas na safra atual é bem superior.
“A soja que está no campo, 88% tem condição boa… De modo geral, o clima está favorável nos últimos dias para a colheita da soja”, disse o analista do Deral Edmar Gervásio.
Um ano antes, quando a região Sul foi mais afetada por seca em função do fenômeno climático La Niña, o percentual de lavouras avaliadas como boas estava em 62%.
Atualmente, as lavouras da oleaginosa em condição média são 12%, ante quase 30% na safra anterior, mostraram os dados.
Quanto ao milho segunda safra, o Deral considera 98% das lavouras boas, em linha com a temporada passada, embora alguma preocupação regionalizada com o clima.
“Pontualmente, em regiões específicas, o calor intenso começa gerar preocupação para o milho, porém é situação isolada e a expectativa que tenhamos chuvas já neste final de semana.”
A colheita do cereal de verão alcançou 70% das lavouras do Paraná, ante 63% na semana passada e 89% um ano antes.
Segundo o Deral, 83% do milho de verão está em condição boa, contra somente 53% no mesmo momento do ciclo anterior.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)