Comportamento

‘Coletes amarelos’ britânicos convocam manifestações para sábado

‘Coletes amarelos’ britânicos convocam manifestações para sábado

Manifestantes "coletes amarelos" participam de protesto em Bordeaux, em 5 de janeiro de 2019 - AFP

O movimento antiausteridade britânico People’s Assembly convocou uma “manifestação nacional” para sábado em Londres e pediu aos participantes que usem um “colete amarelo”, pegando emprestado o símbolo utilizado nos protestos que abalam a França há dois meses.

Essa organização de esquerda também convocou reuniões similares em outras cidades do Reino Unido na próxima semana com o objetivo de exigir a organização de eleições legislativas para derrubar o Partido Conservador, que governa o país desde 2010.

“Não esqueçam o colete amarelo”, afirma o grupo em sua página do Facebook do grupo, sob o lema “Os Coletes amarelos contra a Austeridade”.

Mais de 1.700 pessoas indicaram na rede social que participarão na manifestação.

Outras organizações, como “Levantem-se contra o racismo”, que critica a política do governo sobre a recepção de refugiados, pediram para participar do protesto.

Paralelamente, nas redes sociais, os militantes do Probrexit, alguns deles próximos à extrema direita, também convocaram para se manifestar no sábado sob o lema “#YellowVestUK” (Yellow Vest United Kingdom/Coletes Amarelos/Reino Unido).