O grande assunto da última semana nas redes sociais foi o lançamento do álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar 2022. Porém, diversos colecionadores estão enfrentando problemas com a Panini, editora do produto.

No site Reclame Aqui, apenas nas últimas 24 horas, a Panini acumula mais de 340 reclamações. A maioria esmagadora está direcionada ao atraso na entrega de álbuns e figurinhas que foram comprados na loja online da própria Panini e nunca entregues. Muitos deles foram adquiridos na pré-venda.

O barulho online foi tamanho que a empresa recorreu às redes sociais para emitir um comunicado aos colecionadores. “Estamos enfrentando questões de logística interna e, devida a alta demanda no álbum da Copa, algumas entregas estão em atrasadas e com status de envio [no site] alterado. [….] Pedimos a compreensão e paciência neste momento”, escreveu a empresa.

Outro problema é assunto recorrente nas reclamações dos colecionadores. Muitos clientes que compararam o álbum junto com um certo número de figurinhas (os packs variavam de 10 a 100 envelopes) se chocaram ao abrir a embalagem e perceber que veio um número inferior do que foi adquirido.

Em um anúncio (agora já encerrado) na Amazon, os colecionadores mostraram sua insatisfação. “Comprei 30 pacotes e vieram faltando 7”, escreveu um cliente identificado como Ryan. “Não encontrei opção pra pedir o pacote faltante”, escreveu outro. “A caixa veio com apenas 29 pacotes de figurinhas, e lendo as avaliações vi que foi um problema recorrente”, acrescentou outro.

Como o pacote chega lacrado aos clientes, a responsabilidade do conteúdo deixa de ser da empresa que faz a entrega, a Amazon neste caso, e passa a ser da editora. O difícil é, no entanto, conseguir uma resposta da empresa.

“Comprei 50 kits de 100 figurinhas por R$ 80,00 cada com (20 pacotinhos) para montar os 3 álbuns dos meus filhos e destes 50, 15 vieram com apenas 19 pacotinhos, ou seja, 95 figurinhas. Abri reclamação e fiz vídeo na própria Panini abrindo os kits para mostrar que estava faltando pacotinhos. Mesmo assim a Editora Panini não respondeu. Ela coloca na embalagem que são 100 figurinhas por R$ 80,00, mas vem faltando e mostra que não tem um controle de qualidade e pior, paguei a mais para receber menos”, escreveu um cliente no site Reclame Aqui.

Em contanto a IstoÉ, a Panini recomenda aos colecionadores que tiveram problema a entrarem em contato com o SAC. “A Panini solicita que os colecionadores com problemas com a quantidade de envelopes de figurinhas em seus pedidos entrem em contato com o SAC da marca e siga as orientações da área para solucionar a questão”, afirmou a empresa.