A nova casa do Comitê Olímpico Internacional (COI), reconstruída em Lausanne, na Suíça, no terreno da antiga sede, vai ser inaugurada no dia 23 de junho, por ocasião do Dia Olímpico e do 125º aniversário do COI, anunciou nesta segunda-feira a entidade.

Concebido pelo escritório de arquitetura dinamarquês 3XN, o novo edifício vai ocupar o terreno da antiga sede de Vidy. É um projeto iniciado pelo ex-presidente Jacques Rogge que será concluído por seu sucessor, Thomas Bach, eleito em 2013.

A ‘Casa Olímpica’, que ocupa 17.000 m2, bem mais do que os 5.000 m2 da estrutura anterior, tem custos de aproximadamente 145 milhões de francos suíços (128 milhões de euros) e cerca de 500 funcionários divididos até agora nas quatro sedes existentes em Lausanne.

“Isso permitirá reduzir os custos e melhorar a colaboração”, garantiu o COI em um comunicado.

“É um investimento no desenvolvimento da economia local, 80% dos trabalhos foram efetuados por empresas locais”, explicou a entidade.

A inauguração vai ocorrer no dia 23 de junho, na véspera da 134ª sessão do COI, durante a qual será designada a cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. Concorrem duas: Milão/Cortina d’Ampezzo e Estocolmo.

Criado em 1894 em Paris pelo barão francês Pierre de Coubertin, o COI tem sua sede em Lausanne desde 1915.

ebe/pm/mcd/aam