O Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou seis russos e mais dois bielorrussos a participar nos Jogos Olímpicos de Paris (26 de julho a 11 de agosto), elevando a contagem total para 47, segundo uma terceira lista ampliada nesta sexta-feira (28) ao judô e à canoagem.

O COI publicou uma primeira lista em 15 de junho e já a ampliou na quinta-feira.

Nesta sexta-feira anunciou que dois russos e dois bielorrussos foram autorizados na canoagem, enquanto quatro russos receberam luz verde no judô.

Neste momento, 20 dos 47 convidados já confirmaram presença, enquanto muitos outros ainda não comunicaram a sua resposta, como no tênis, onde foram convidados os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev, números 5 e 6 do mundo, e na categoria feminina, a russa Daria Kasatkina (14ª) e as bielorrussas Aryna Sabalenka (3ª) e Victoria Azarenka (16ª).

Sabalenka havia declarado antes do convite que não planejava comparecer ao evento olímpico. A russa Liudmila Samsonova (15ª) recusou o convite.

O COI inicialmente baniu atletas da Rússia e de Belarus, após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022. Depois disso, organizou seu retorno progressivo ao esporte mundial, sob bandeira neutra e cumprindo uma série de condições.

Para serem autorizados a estar em Paris-2024, os “atletas individuais neutros” devem primeiro ter se qualificado e depois passar por um duplo controle, pelas federações internacionais e pelo COI, no qual se determina que não apoiaram ativamente a guerra na Ucrânia e que não têm ligações com o exército do seu país.

obo/dr/eb/aa/ic