Economia

Coeuré, do BCE, diz mudança climática afetará condução da política monetária

O membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) Benoît Coeuré afirmou nesta quinta-feira que “a qualquer nível de taxas de juros, as mudanças climáticas afetarão a condução da política monetária de uma forma ou de outra”. Ao falar para uma plateia de estudantes em evento na Escola de Economia de Paris, Coeuré disse também que “a mudança climática é talvez o desafio mais abrangente” que a nova geração de economistas enfrentará.

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

“Os bancos centrais não podem estar na linha de frente do combate às mudanças climáticas. Isso é e deve permanecer uma tarefa política. Mas os bancos centrais podem ajudar dentro de seus mandatos”, acrescentou. Para o membro do Conselho do BCE, as autoridades monetárias estão “ficando para trás” nessa temática e apenas recentemente começaram a incorporar os efeitos climáticos em seus modelos macroeconômicos.

“Os bancos centrais enfrentarão esses problemas de identificação com mais frequência no futuro. E eles precisarão pensar em como incorporar considerações verdes e sustentáveis em seu comportamento”, disse Coeuré.

O economista francês também declarou que as taxas de juros negativas têm “implicitamente contribuído para encurtar a tragédia no horizonte”. “Ou seja, taxas mais baixas aumentaram o valor presente líquido dos fluxos de caixa futuros com maior probabilidade de serem afetados pelas mudanças climáticas”, explicou.

Veja também

+Cidadania divulga calendário de pagamentos da extensão do auxílio emergencial

+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante briga por pastel

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea