Por Carol Purificação, repórter da Coluna

A Neoenergia Coelba lançou, nesta quarta-feira (17), um plano de investimentos com foco nas obras em expansão e no reforço do sistema elétrico de todo o Estado da Bahia. O evento aconteceu no Centro de Convenções em Salvador e contou com a presença de autoridades públicas e empresários do setor. O valor investido será de R$13,3 bilhões até 2027.

Com um grande número de obras a caminho, 8.800 novos empregos serão gerados para a execução dos serviços, disseram os diretores.

A Neoenergia é pioneira no setor com a criação de escola de eletricistas para mulheres, com mais de 2 mil formadas. O grupo controla cinco distribuidoras de energia no Brasil (DF, BA, PE, RN e parte de SP) e atende a cerca de 40 milhões de clientes. Na Bahia, são 6,6 milhões de clientes , 5,4 mil empregados e 1,5 mil km de linhas de transmissão – com mais 1 mil km de linhas em construção.

“Estamos contratando mão de obra própria. Hoje no grupo temos mais de 500 mulheres eletricistas”, comemora o CEO nacional da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.

Outro ponto importante para a empresa, segundo os diretores, é desenvolver obras com grande impacto social. Através da nova etapa do Programa Luz Para Todos, do Governo Federal, R$ 777 milhões serão investidos em obras para atender 30 mil baianos que vivem em comunidades isoladas sem acesso à eletricidade.

“Reafirmo o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Estado e o bem estar da população”, reforça o presidente da Coelba, Thiago Guth.