O cobre opera em queda na manhã desta segunda-feira, com o recuo do petróleo pressionando o metal. O fracasso para se chegar a um acordo para congelar a produção de importantes países na reunião de Doha, no domingo, deve manter o excesso de oferta no mercado.

Às 7h55 (de Brasília), o cobre para três meses caía 0,5%, a US$ 4.782 a tonelada, na London Metal Exchange (LME). Às 8h15, o cobre para maio recuava 0,53%, a US$ 2,1415 a libra-peso, na Comex. Como o petróleo e o cobre são muitas vezes negociados conjuntamente, grandes movimentos do petróleo influem no mercado do metal.

Mais adiante, há a expectativa de que os preços do cobre reajam mais a seus próprios fundamentos. “O petróleo é a grande commodity, portanto os outras prestam atenção quando ele faz um grande movimento e isso impulsiona as outras commodities”, disse Vivienne Lloyd, analista de metais básicos da Macquarie. Segundo ela, porém, num segundo momento os fundamentos de cada mercado específico voltarão a ter mais peso. Fonte: Dow Jones Newswires.