Os contratos futuros de cobre operam em alta nesta manhã, favorecidos por um cenário de aperto na oferta do metal básico.

Em evento sobre o setor de cobre que ocorre esta semana no Chile, participantes têm apontado necessidade urgente de ampliar a oferta, embora a visão seja a de que os preços atuais não estejam suficientemente altos para incentivar nova produção, segundo nota do banco alemão Commerzbank.

Enquanto isso, os que veem o cobre como um barômetro para o crescimento da China, maior consumidor mundial do metal, irão acompanhar de perto o relatório Perspectivas da Economia Mundial que o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgará na manhã desta terça-feira. Em janeiro, o FMI previu forte desaceleração da economia global.

Ainda nesta semana, investidores dos mercados de metais também ficarão atentos à decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e à ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), ambas previstos para esta quarta-feira (10).

Às 8h45 (de Brasília), o cobre para entrega em maio negociado na Comex – a divisão de metais da bolsa mercantil de Nova York (Nymex) – subia 0,51%, a US$ 2,9470 por libra-peso. Com informações da Dow Jones Newswires.