Uma espécie de cobra venenosa com o pênis bifurcado recentemente descoberta na região de Mianmar pode ser uma ameaça para os seres humanos, afirmam cientistas.
A Trimeresurus, popularmente conhecida como víbora de Uetz, possui um veneno hemotóxico, que ataca os glóbulos vermelhos do sangue e causa degeneração de órgãos. O herpetologista Gernot Vogel afirmou ao Daily Star que a espécie representa um risco para os humanos, mas que seu ataque geralmente não é fatal.
+Granada de presente: conselheiro do chefe do Exército da Ucrânia morre em explosão
A cobra foi identificada como uma nova espécie devido à cor única dos olhos e do corpo, bem como aos órgãos genitais “muito mais curtos” e “profundamente bifurcados” do macho, de acordo com o Dr Vogel. “Cada cobra tem dois hemipênis, e centenas de répteis têm um hemipênis bifurcado”, explicou em um artigo na revista Zootaxa.

Reprodução
A espécie foi identificada a partir de dados coletados entre os anos de 1998 e 2009 e ela se destaca pela cor verde vibrante.
“Essa nova espécie foi descrita recentemente, então é claro que não há dados disponíveis”, pondera Vogel.
Um estudo de 2021 com pessoas que supostamente foram picadas pela víbora mostra que a maioria sofreu inchaço ou problema de coagulação sanguínea. Dos 355 casos analisados, 21 sofreram lesão renal aguda, sendo que um deles necessitou de diálise.