Coberta por fumaça, Manaus se torna segundo pior lugar do mundo para respirar, mostra indicador

Coberta por fumaça, Manaus se torna segundo pior lugar do mundo para respirar, aponta indicador
Fumaça intensa assusta moradores de Manaus (AM). Foto: Paulo Santos / Reprodução / Arquivo Pessoal

Manaus, capital do Amazonas, é o segundo local mais perigoso do mundo para se respirar. O indicador World Air Quality Index mostrou que, na manhã desta quarta-feira, 11, a cidade registrou 459 µg/m³ (microgramas/metro cúbico) às 8h; próximo ao meio-dia, a medição marcou mais de 480 µg/m³.

+ ‘Nariz não para de sangrar’: moradores de Manaus relatam dificuldade para respirar após fumaça tomar cidade

A concentração de PM 2,5 em Manaus é atualmente 51,4 vezes o valor da diretriz anual de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde, segundo indica a plataforma da organização IQAir, parceira do Programa Ambiental das Nações Unidas, da ONU Habitat e do Greenpeace. 

Conforme antecipou a IstoÉ, a população teme uma crise de saúde, relatando por semanas sintomas de problemas respiratórios, como coriza, secura na garganta, dores de cabeça e sangramento nasal. Aulas da Universidade Estadual do Amazonas foram suspensas na tarde desta quarta-feira, devido a intensa fumaça.

O aplicativo Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar, da UEA, para medir níveis do ar nos estados, registra que a qualidade do ar na atmosfera da capital avança em categoria ‘péssima’. O volume, medido em microgramas/metro cúbico, já entra no pior índice aos 160 µg/m3, segundo a metodologia do app; nesta manhã, a cidade chegou aos 425.2 µg/m3 nas proximidades do Distrito Industrial, entre as zonas leste e sul de Manaus.

Internautas mostram imagens nas redes sociais dos arredores e região central da cidade. “Manaus amanhece com, talvez, o pior nível de fumaça dos últimos dias. Do Porto do São Raimundo não se consegue ver a Ponte sobre o Rio Negro”. pic.twitter.com/TCPrLY1L0V

— Kelvin Dinelli (@kelvindinelli) October 11, 2023

A Prefeitura de Manaus, por meio das redes sociais, listou algumas recomendações para a crise. Janelas e portas fechadas, uso de máscaras para evitar contato direto com a fumaç, hidratação e consumo de água são as orientações do órgão.