O uniforme oficial da delegação brasileira na Olimpíada de Paris 2024 deu o que falar desde o seu lançamento. As críticas sobre as roupas que serão usadas na abertura do evento esportivo giraram em torno dos modelos ao acabamento das peças, que não agradaram à maioria.

Nesta quarta-feira, 24, dois dias antes da abertura dos Jogos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) rebateu as críticas e devolveu com um comentário um tanto inusitado, após os principais dirigentes da entidade reclamarem de como muitas pessoas estão tratando o tema na mídia.

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“Não é a Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos. Então nosso foco está nisso. A gente sempre tem comentários excelentes, basta ver os vídeos dos próprios atletas nas redes sociais”, declarou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Já o diretor de marketing da entidade, Gustavo Herbetta, ponderou que a opinião não é unânime. Ele observou que o debate é subjetivo, pois envolve pessoas que aprovaram, e outras que não gostaram.

“A gente, obviamente, participou de todo o processo de escolha desse uniforme, a gente aprovou com muito orgulho. Se precisasse, a gente aprovaria esse uniforme de novo”, garantiu ele.

Herbetta explicou que o uniforme tem elementos de brasilidade, foi feito por bordadeiras do Nordeste — o que ele considera um patrimônio nacional —, e que as peças valorizam o semi-árido nordestino.

“Esse uniforme traz sustentabilidade no material, e elementos da moda parisiense, que algumas pessoas gostam mais, e outras pessoas gostam menos. Eu me recordo que quando a gente lançou o uniforme foi um sucesso absoluto, principalmente nas redes sociais”, defendeu.

Paulo Wanderley insistiu na subjetividade dos elementos que compõem as peças de delegação.

“O que que é arte? Arte é aquilo que você considera arte. E beleza está nos olhos de quem vê. Pronto, é isso. Essa é a mensagem que eu tenho a dar. E realmente estou muito satisfeito com o uniforme”, disparou ele, para encerrar o assunto.