O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quarta-feira a nova formação da Comissão de Atletas do órgão. O grupo tem 15 integrantes eleitos pelos atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Sochi-2014 e do Rio-2016 e quatro indicados pelo Conselho Executivo do COB.

Chama atenção a indicação da ex-atleta Hortência Marcari, ainda que o basquete feminino já seja representado por Iziane. O Conselho Executivo do COB ainda indicou Fabiana Alvim, do vôlei, a velejadora Isabel Swan, e a snowboarder Isabel Clark, única representante dos esportes de inverno.

Assim, as mulheres são maioria no conselho, que teve Duda Amorim, do handebol, como a mais votada. Ela recebeu 23 votos, número próximo ao total de atletas que a modalidade levou para o Rio-2016: 28. O mesmo vale para Beatriz Futuro, a Baby, do rúgbi, que teve 21 votos – a modalidade teve 24 atletas no Rio.

Mas mesma forma, é curioso que três atletas tenham sido eleitos com apenas três votos: o técnico de tênis de mesa Hugo Hoyama e os jogadores de basquete Iziane Marques e Marcelinho Machado. Guilherme Giovanoni, presidente do sindicato dos jogadores, não foi eleito.

Emanuel Rego, atual presidente da comissão e aposentado como atleta, foi reeleito com 16 votos. Outros ex-atletas ou que estão muito perto da aposentadoria foram eleitos, como Fabiana Murer, Yane Marques e Fabiano Peçanha. A comissão ainda terá o judoca Tiago Camilo, a maratonista aquática Poliana Okimoto, o ginasta Arthur Zanetti, o nadador Thiago Pereira, o corredor Fabiano Peçanha, o atirador Emerson Duarte e o jogador de hóquei Bruno Mendonça.

Conheça a relação dos 19 nomes da Comissão de Atletas do COB:

– Duda Amorim (handebol) – 23 votos

– Beatriz “Baby” Futuro (rúgbi) – 21 votos

– Emanuel Rego (vôlei de praia) -16 votos

– Fabiana Murer (atletismo) – 15 votos

– Yane Marques (pentatlo moderno) – 13 votos

– Tiago Camilo (judô) – 10 votos

– Poliana Okimoto (maratona aquática) – 10 votos

– Arthur Zanetti (ginástica artística) – 7 votos

– Thiago Pereira (natação) – 7 votos

– Fabiano Peçanha (atletismo) – 6 votos

– Emerson Duarte (tiro esportivo) – 6 votos

– Bruno Mendonça (hóquei sobre grama) – 4 votos

– Hugo Hoyama (tênis de mesa) – 3 votos

– Iziane Marques (basquete) – 3 votos

– Marcelo Machado (basquete) – 3 votos

– Fabiana Alvim (vôlei) – escolhida pelo Conselho Executivo do COB:

– Hortência Marcari (Basquete) – escolhida pelo Conselho Executivo do COB

– Isabel Clark (snowboard) – escolhida pelo Conselho Executivo do COB

– Isabel Swan (vela) – escolhida pelo Conselho Executivo do COB