Ter cabelos sedosos, macios e saudáveis é um dos desejos em comum de muitas mulheres. No entanto, conquistar os fios dos sonhos nem sempre é tão fácil e o motivo pode estar no principal produto da higiene capilar: o shampoo. Para evitar consequências da lavagem aos fios, é preciso entender e seguir a técnica de co-wash.

+ Dormir com o cabelo molhado pode trazer graves consequências à saúde

+ Como manter os cabelos longos em qualquer idade

Famoso entre as praticantes de cronograma capilar, o co-wash é uma técnica de lavagem dos cabelos que substitui o uso do shampoo por condicionador para realizar a limpeza dos fios, sem comprometer a aparência e saúde das madeixas. A prática é simples e promete bons resultados, mas deve ser priorizada por mulheres com cabelos secos, bem como crespos ou ondulados.

“Como o cabelo sem shampoo retém mais de seus óleos naturais, os agentes hidratantes do condicionador deixarão os fios ainda mais suaves, sedosos, macios e fáceis de manusear do que o normal”, informa a colorista Nicole Tresch. As informações são do “Real Simple”.

A técnica também pode beneficiar cabelos tingidos, pois deixa a cor realçada com menor chance de desbotamento. No entanto, pessoas fora dessa condição, que tenham fios finos, lisos e oleosos devem evitar o co-wash.

Apesar dos benefícios, especialistas recomendam realizar a lavagem normal com shampoo uma vez a cada duas ou quatro semanas.

Como escolher o condicionador

Condicionador com fórmulas livres de silicones é o ideal. Muitas vezes, esse ingrediente é adicionado para alisar os cabelos, mas ao usá-lo como o principal produto de lavagem podem acumular e pesar os fios. Outra sugestão da especialista são condicionadores próprios para a técnica, que contêm mais produtos de limpeza naturais do que os tradicionais e removem a sujeira sem agredir as mechas.

Como fazer o co-wash

Não basta eliminar o shampoo da rotina de higiene, é preciso saber aplicar a técnica. Veja a seguir as instruções:

1° passo – Molhar completamente os fios, pois a água facilita a distribuição uniforme do produto;

2° passo – Aplicar uma quantidade generosa do condicionador da raiz às pontas para garantir a limpeza completa;

3° passo – Massagear o condicionador no couro cabeludo e distribuir uniformemente nas pontas para eliminar óleos e quaisquer outros resíduos.