Ribeirão Preto, 9/11 – O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quinta-feira, 9, em reunião extraordinária, a antecipação do aumento da mistura do biodiesel ao diesel dos atuais 8%, o chamado B8, para 10%, o B10, em março de 2018. A elevação estava prevista apenas para março de 2019, mas a antecipação foi aprovada após demanda do setor e avaliação técnica.
A decisão se transforma em uma resolução com força de decreto e precisa apenas da sanção do presidente Michel Temer e da publicação pela Casa Civil para entrar em vigor.
Dados apresentados na reunião da CNPE apontam que a demanda do biodiesel no Brasil deve crescer em 1 bilhão de litros em 2018 com a nova mistura a partir de março. O consumo deve sair dos 4,3 bilhões de litros estimados para 2017 para 5,3 bilhões de litros no próximo ano. A capacidade instalada total da indústria brasileira de biodiesel é de 7,7 bilhões de litros.
O governo avalia também que a alta na mistura pode fazer com que o preço do diesel comercializado nas bombas caia. Os dados levados à reunião da CNPE mostram que o biodiesel negociado em leilões para entre novembro e dezembro deste ano nas distribuidoras foi cotado em R$ 2,50 por litro.
O valor pode ser menor quando a medida entrar em vigor, pois coincidirá com a colheita e a comercialização de grãos na próxima safra agrícola. Já o preço do diesel na mesma base de comparação estava em torno de R$ 2,80.