São Paulo, 22 – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou nesta semana material de alerta aos cafeicultores sobre o monitoramento da broca-do-café (Hypothenemus hampei) nas lavouras brasileiras. A infestação da praga tem atingindo níveis alarmantes nas últimas safras, com danos diretos na produção, informa a CNA.

“O material explica como e quando monitorar. Além disso, ele elucida como identificar o nível de controle da praga nas lavouras”, afirmou o assessor técnico da Comissão Nacional do Café da CNA, Maciel Silva.

O representante da CNA ressaltou que o monitoramento é parte do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e é importante para o diagnóstico e tomada de decisão no controle da praga.

Segundo o MIP, as perdas em peso podem chegar a 20% em momentos de alta infestação. Há também perda na qualidade por causa do aumento do número de grãos brocados, o que deprecia o produto durante a classificação física. “É necessário o acompanhamento constante da lavoura no período de trânsito da praga, que ocorre de 80 a 90 dias após a principal florada.”

A CNA destaca, ainda, a importância de os produtores buscarem apoio de assistência técnica para combater as pragas.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias