Membros da Associação Europeia de Clubes vão propor à UEFA uma mudança na forma de classificação para a Champions League, conforme o jornal “The Guardian”. A nova proposta deve ser formalmente apresentada nesta semana, quando haverá uma Assembleia Geral da UEFA em Viena, na Áustria.

Segundo o periódico, a ideia consiste em duas vagas sendo reservadas para times que tenham o maior coeficiente europeu, uma métrica que calcula o desempenho das equipes com base nas últimas cinco temporadas de torneios continentais.

As duas vagas ainda seriam direcionadas a clubes que não consigam a classificação de forma direta em suas ligas nacionais, mas que tenham obtido passagem para a Europa League ou vencido uma copa nacional.

De acordo com o GE, o ranking de coeficientes da Europa calcula o desempenho das equipes nas últimas cinco temporadas, levando em consideração a participação deles em torneios continentais. Existe, ainda, um ranking que ordena as ligas nacionais, com base na performance de suas equipes. É segundo este coeficiente que se decide, por exemplo, quantas vagas cada país tem direito na competição.