Sob ameaça de ser banido dos Estados Unidos pelo presidente Donald Trump por supostamente ser utilizado pelo governo da China para fins de espionagem, o TikTok é sucesso no Brasil e os clubes de futebol estão cada vez mais presentes na plataforma. Apenas o Atlético Goianiense, dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, ainda não possui perfil na rede social. Ao todo, a presença das equipes integrantes da elite do futebol nacional resulta em mais de 3 milhões de usuários no aplicativo de mídia usado para criar e compartilhar vídeos curtos.

Dentre eles, Flamengo e Corinthians, dois dos clubes que mais possuem torcedores espalhados pelo Brasil, são também os com mais seguidores no TikTok. A equipe carioca está na liderança e foi a primeira a bater 1 milhão de usuários dentre os clubes brasileiros e sul-americanos.

Para Bernardo Monteiro, diretor de comunicação do Flamengo, a incessante produção de conteúdo é a chave para o sucesso do clube. “O Flamengo virou um fenômeno nas redes sociais, não só no TikTok, mas em todas elas. Ano passado, por exemplo, passamos o Corinthians no Twitter. Em um ano e meio, ganhamos 5 milhões de seguidores no Instagram. Triplicamos nossa produção de conteúdo e essa é a chave para o Flamengo ter virado um fenômeno. Obviamente, tivemos um sucesso estrondoso que acompanhou as conquistas da equipe profissional, mas, mesmo na pandemia, com a paralisação do futebol, nosso crescimento seguiu firme”, disse.

O diretor de comunicação rubro-negro explica que cada rede social possui um programa específico de criação de conteúdo. “Não é uma coisa espelhada. O conteúdo em cada plataforma é diferenciado. Nossa busca aqui dentro é incessante e quase doentia por produção de conteúdo e essa, para mim, mais uma vez, é chave do negócio”, concluiu.

Para Gustavo Hebertta, fundador e diretor de criação da Lmid, empresa de marketing esportivo, o Flamengo entendeu bem o propósito do TikTok e esse é o motivo de seu sucesso. “O Flamengo vem usando a ferramenta com muita propriedade. No ‘novo normal’, que demanda um processo emergencial de digitalização e de inteligência de dados pelos times brasileiros, essa é mais uma grande oportunidade de engajar e monetizar essa relação entre fãs e clubes”, analisou o especialista.

O Corinthians tem pouco mais de 440 mil adeptos na plataforma. A proposta do clube é divertir seus torcedores e seguir uma linha mais bem humorada. Por isso, o time alvinegro tem trabalhado em duas frentes: produzindo material próprio e estimulando influenciadores internos (como atletas profissionais) a movimentarem suas redes. O Corinthians não usa o TikTok para assuntos pesados, crise ou comunicados institucionais. É uma plataforma para divertir os fãs com leveza.

Segundo apurou o Estadão, o Atlético Goianiense deve também entrar no TikTok. O clube de Goiânia aguarda o início do Brasileirão e o lançamento de seu novo uniforme para anunciar o perfil.

Confira o ranking dos clubes da Série A no TikTok (até 05/08/2020):

1.º – Flamengo: 1,4 milhão de seguidores

2.º – Corinthians: 442,9 mil

3.º – São Paulo: 287,1 mil

4.º – Palmeiras: 154,7 mil

5.º – Sport: 141,5 mil

6.º – Vasco: 103,7 mil

7.º – Internacional: 87,5 mil

8.º – Santos: 85,2 mil

9.º – Athletico-PR: 84,4 mil

10.º – Bahia: 80,8 mil

11.º – Ceará: 77,1 mil

12.º – Atlético-MG: 73,4 mil

13º – Grêmio: 52,8 mil

14º – Botafogo: 51,5 mil

15º – Fortaleza: 47,7 mil

16º – Goiás: 37,8 mil

17º – Fluminense: 30,7 mil

18º – Coritiba: 27,3 mil

19º – Red Bull Bragantino: 7,3 mil

20.º – Atlético Goianiense: não tem