Clooney e família obtêm cidadania francesa para ‘fugir de paparazzi’

PARIS, 30 DEZ (ANSA) – O astro de Hollywood George Clooney obteve a cidadania francesa, juntamente com sua esposa, Amal Alamuddin Clooney, e os gêmeos do casal, conforme decreto publicado no Diário Oficial do país europeu.   

A publicação reforça uma ambição de Clooney, que no início de dezembro, elogiou as leis da França de privacidade que protegem sua família dos paparazzi.   

“Adoro a cultura francesa, a língua de vocês, mesmo que eu ainda não a domine por completo após 400 dias de aulas”, disse o ator de 64 anos à rádio RTL, em inglês.   

“Aqui não tiram fotos de crianças. Não há paparazzi escondidos nos portões das escolas. Isso é o mais importante para nós”, afirmou o ator, pai de um menino e uma menina de 8 anos.   

O ator, que agora possui dupla cidadania, americana e francesa, tem uma longa ligação com a Europa, que antecede até mesmo seu casamento em 2014 com Amal, uma advogada britânico-libanesa de direitos humanos que fala francês fluentemente.   

Clooney possui uma residência no Lago de Como, na Itália, adquirida em 2002, além de ter comprado uma mansão histórica na Inglaterra depois de casado.   

Já sua propriedade no sul da França, uma antiga vinícola chamada “Domaine du Canadel”, perto do vilarejo de Brignoles, foi obtida em 2021.   

Seus outros imóveis incluem um apartamento em Nova York e uma propriedade em Kentucky, ambos nos Estados Unidos, mas, segundo relatos, o casal Clooney vendeu suas residências em Los Angeles e no México.   

Ainda na entrevista à RTL, Clooney destacou que, embora a família viaje bastante, a casa na França “é onde somos mais felizes”. (ANSA).